Aberto à comunidade série de cursos no Cemeam de Sapiranga

Jornal Opinião

A temporada de cursos gratuitos de 2021 no Centro Municipal de Estudos Ambientais de Sapiranga (Cemeam) já começou. Neste ano, serão ofertados sete cursos através da parceria da Prefeitura de Sapiranga, por meio da Secretaria Municipal de Educação, com o Sindicato Rural de Taquara e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Podem participar pessoas maiores de 18 anos que residam em Sapiranga e região. As vagas são limitadas.

O primeiro curso que ensinará sobre as propriedades específicas das ervas, iniciou na terça-feira, 25 de maio, e encerra nesta tarde de quarta-feira. As aulas abordarão conceitos básicos de plantas medicinais, condimentares e aromáticas e estão sendo ministradas pela bióloga especialista em plantas Marilia Pozo de Mattos Pereira.

Os alunos estudarão sobre todo o processo, desde a identificação e preparação das mudas, tipos de solo, plantio, até a secagem e armazenagem das folhas. O curso ainda abordará os usos e contraindicações de alguns tipos de plantas, técnicas de produção, uso e tratamento das plantas. A coordenadora do Centro Ambiental, Fabiana Haubert, relatou sua felicidade em poder retomar os cursos com a comunidade. “Mesmo com turmas reduzidas, é uma grande alegria voltar a receber as pessoas aqui. Estamos conseguindo retornar lentamente e todos os cuidados com os protocolos sanitários estão sendo seguidos. A ideia dos cursos é ensinar as pessoas e aproximá-las da natureza, qualificando a população. Como os cursos são profissionalizantes, os alunos que saem daqui acabam criando novas oportunidades de renda, o que é extremamente importante. Estamos muito felizes de poder proporcionar isso aos sapiranguenses de novo”, disse ela.

Além do curso básico de plantas medicinais, outros seis estão programados para acontecer até o fim do ano. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone do próprio Cemeam, através do número 3959-1007.


AGENDA DE CURSOS NO CEMEAM EM 2021

De 15 a 18 de junho – Operação e manutenção de motosserra
De 28 a 30 de junho – Criação de peixes de água doce
De 13 a 16 de setembro – Artesanato Patchwork, unindo retalho de tecidos
De 27 de setembro a 1º de outubro – Artesanato, tingimento e pintura de tecidos
De 19 a 22 de outubro – Apicultura (manejo básico)
De 16 a 19 de novembro – Introdução à costura e transformação de peças do vestuário (customização)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Próximo Post

RS recebe chancela de Estado Livre de Aftosa sem Vacinação nesta quinta-feira

O Rio Grande do Sul recebe nesta quinta-feira (27), durante a 88ª Sessão Geral da Organização Mundial de Saúde Animal […]