Campo Bom recebeu mais 1.450 primeiras doses da vacina contra a Covid-19

Jornal Opinião

150 imunizantes vão para os acamados e 1,3 mil são destinados aos idosos de 68 anos ou mais, podendo chegar até os de 65 anos, conforme a disponibilidade de doses

Mais 1.450 doses da vacina contra o coronavírus chegaram em Campo Bom no sábado (27). O lote é de imunizantes Coronavac, referentes a primeiras aplicações. Destas, 150 vão para os acamados, a domicílio, por meio da vacinação volante e 1,3 mil são destinadas aos grupos de idosos acima dos 68 anos, podendo chegar até os de 65 anos, conforme a disponibilidade de doses. A vacinação para os novos grupos inicia na próxima segunda-feira (29), com o total das doses já liberadas para pessoas acima dos 68 anos e avança para as próximas idades com as unidades remanescentes de um dia para o outro. “Estamos trabalhando para que a vacina chegue o mais rápido possível a novos grupos, assim, na última semana já conseguimos antecipar o grupo de 69 anos. Portanto, o avanço para novas faixas etárias se dá conforme a disponibilidade de doses. Nossa prioridade, por regra, é atingir 100% dos grupos acima de 69, 68 e 67 anos. Se ainda tivermos aplicações, podemos adentrar aos demais, se não sobrarem, algum grupo pode ficar para o próximo recebimento de doses”, destaca o prefeito Luciano Orsi. A disponibilidade, ou não, de vacinas, será notificada diariamente nos canais oficiais da Prefeitura.O formato será, novamente, por drive-thru no Complexo do CEI para idosos que puderem ir de carro e, para os que não tiverem essa disponibilidade, no ginásio do CEI. 

O secretário de Saúde, João Paulo Berkembrock, explica que o campo-bonense deve se dirigir ao Complexo CEI no dia correto para sua faixa etária, como indicado no cronograma. “Dessa vez não teremos limite de doses diárias, já na segunda-feira iniciaremos com as 1.300 vacinas disponíveis para a comunidade acima dos 68 anos. As que não forem aplicadas na segunda, ficam para a terça-feira, para o próximo grupo (acima dos 67 anos). Se novamente sobrarem doses, vão para a campanha da quarta-feira (acima dos 66 anos) e as que restarem, se restarem, ficam para o último grupo desta fase (acima de 65 anos)”, aponta o secretário.

Em caso de chuva o drive-thru será cancelado e todas as vacinas serão feitas no ginásio do CEI.

Confira o cronograma:

– Idosos a partir de 68 anos: vacinação na segunda-feira, dia 29, das 9h às 13h ou enquanto houver vacinas.

– Idosos a partir de 67 anos: vacinação na terça-feira, dia 30, das 9h às 13h ou enquanto houver vacinas.

– Idosos a partir de 66 anos: vacinação na quarta-feira, dia 31, das 9h às 13h ou enquanto houver vacinas.

– Idosos a partir de 65 anos: vacinação na quinta-feira, dia 1º, das 9h às 13h ou enquanto houver vacinas.

– Idosos acamados: a vacinação será realizada por agendamento, na casa do paciente.

Documentos obrigatórios

Os idosos deverão apresentar documento com foto, CPF ou cartão SUS, carteira de vacinação e comprovante de residência em Campo Bom. Caso o comprovante esteja no nome de outra pessoa, esta deverá declarar por escrito que o idoso mora no endereço informado.

Quando NÃO devo me vacinar

– Se tiver tomado qualquer vacina até 15 dias antes; 

– Se estiver fazendo tratamento imunossupressor (se for o caso, precisará de liberação médica por escrito);

– Se tiver positivado para Covid há menos de 30 dias;

– Se estiver com sintomas gripais.

1,2 mil pessoas vacinadas, em três dias

Seja no drive-thru ou presencialmente no ginásio do CEI, 1,2 mil campo-bonenses de idades acima de 69 anos puderam se vacinar contra a Covid-19 na última semana. Foram distribuídas 400 doses por dia, desde quarta até esta sexta-feira (26). Isso graças ao ágil processo de vacinação, que permitiu ser antecipado o grupo de 69 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Próximo Post

FGTAS/Sine Sapiranga oferece 261 vagas de emprego

As Agências FGTAS/Sine oferecem 4.371 vagas de emprego no RS. Desse total, 68,8% não exigem experiência e 26% também não […]