Campo Bom terá vacinação nesta quarta-feira para os grupos prioritários iniciais

Jornal Opinião
Foto: Laura Poersch Schommer/PMCB

Os primeiros grupos prioritários da vacinação contra a Covid terão nova oportunidade para se vacinar. O Município recebeu nova remessa de vacinas, agora da Pfizer/BioNTech, e nesta quarta-feira (26) a vacinação ocorrerá em quatro unidades de saúde: ESF Aurora, ESF Operária, ESF Santa Lúcia e Centro Materno Infantil. O atendimento nas ESFs será de manhã, das 8h às 12h, e de tarde, das 13h às 17h. Já no Centro Materno, será das 7h às 18h30, sem fechar ao meio-dia. Todos os locais atenderão nestes horários ou enquanto houver doses disponíveis. 

Quem poderá se vacinar

Trabalhadores da saúde acima de 18 anos; pessoas acima dos 60 anos; pessoas com síndrome de Down acima de 18 anos; pessoas com deficiência permanente acima de 18 anos; pessoas com comorbidades acima de 18 anos; gestantes e puérperas acima de 18 anos com solicitação médica.

O prefeito Luciano Orsi explica que serão disponibilizadas cerca de 70 doses por dia em cada unidade de saúde, mas que as vacinas poderão ser remanejadas entre os locais conforme a demanda. “Estamos descentralizando a vacinação, para facilitarmos o acesso e oferecermos a vacina ao maior número de pessoas possível”, afirma Orsi. A vacina Pfizer completa a imunização após a segunda dose, que é feita três meses após a primeira.

Documentos obrigatórios

Para se vacinar é necessário apresentar documento com foto, carteira de vacinação, comprovante de residência em Campo Bom e CPF ou cartão SUS. Caso o comprovante de residência esteja no nome de outra pessoa, o titular deverá declarar por escrito que o vacinado reside no endereço informado. Profissionais da saúde devem levar comprovante de vínculo empregatício na área da saúde, que pode ser crachá da empresa, contrato de trabalho, carteira de trabalho ou carteira de registro do conselho. As comorbidades deverão ser devidamente comprovadas com cópia do laudo, da receita ou do relatório médico. Grávidas e puérperas, além de solicitação médica, devem apresentar carteira pré-natal ou certidão de nascimento do bebê.

Recomendações antes da vacina

– Não ter tomado qualquer vacina até 15 dias antes;

– Não estar fazendo tratamento imunossupressor (se for o caso, precisará de liberação médica por escrito);

– Não ter tido resultado positivo de Covid há menos de 30 dias; 

– Não estar com sintomas gripais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Próximo Post

Smed promove primeira reunião da Comissão dos Caminhos Pedagógicos

A Secretaria Municipal de Educação (Smed) promoveu nesta segunda-feira, 24 de maio, no Auditório Jacobina Maurer, a primeira reunião da […]