Começou a capacitação pedagógica de profissionais da rede municipal de ensino

Jornal Opinião
Prefeito Luciano Orsi participou virtualmente da abertura do evento

Abertura do evento on-line e contou com a participação do prefeito Luciano Orsi

A capacitação pedagógica para cerca de 1,5 mil profissionais da rede municipal de ensino de Campo Bom começou na tarde dessa quarta-feira (dia 15). O tema da primeira qualificação foi “Competências Socioemocionais – o afeto como fio condutor ‘na’ e ‘pós’ pandemia”, com a professora Mestre em Educação Jane Haddad. A abertura do evento on-line e contou com a presença do prefeito Luciano Orsi que parabenizou a Secretaria de Educação e Cultura (Smec) pela iniciativa e os profissionais da educação por sua adaptação no período da pandemia do coronavírus. “É uma situação para a qual não estávamos preparados, mas qual é o ser humano que tem mais condição de adaptação do que o professor? Ele consegue vencer os desafios, se renovar e, dessa forma, renovar nossa cidade e nosso país”, afirmou o prefeito.

Em uma de suas falas, a professora Jane Haddad destacou que, mesmo os profissionais da rede de ensino se organizando para uma possível volta com alguns protocolos, este é um período para se pensar na inclusão. “Neste momento, todos nós somos alunos e alunas com necessidades especiais. Temos de estar nos adaptando, flexibilizando nossos planejamentos e revendo nossos instrumentos metodológicos, e muitos de nós não tínhamos essa intimidade com a tecnologia. Então, estamos nos adaptando”, explicou.

A secretária municipal de Educação e Cultura, Simone Schneider, acredita que iniciar o conjunto de formações com a temática Competências Socioemocionais é muito importante para os profissionais da educação, considerando que eles também trabalham com a saúde mental dos alunos. “A rotina não existe mais, é necessário reforçar a empatia, confiança, autoestima e autonomia para que ocorram as aprendizagens. Nós, como secretaria, estamos com tais formações dando suporte pedagógico e emocional aos profissionais porque vimos que esse é o nosso compromisso”, relatou a secretária.

Tardes de capacitações

A fim de preparar os educadores de Campo Bom para a retomada do período letivo de forma remota, professores e profissionais da rede municipal de ensino passarão por 12 tardes de capacitações.  Até 10 de setembro, os temas irão abordar adaptação e potencialização das práticas educacionais à distância e uso de ferramentas digitais para isso, engajamento familiar com o ensino remoto, competências socioemocionais e contação de histórias. O conjunto de palestrantes a ministrar os conteúdos é formado pela professora Mestre em Educação Jane Haddad, pela professora de Língua Portuguesa, Literatura e Teatro Pâmela Mapelli, pelo escritor e professor Mestre em Neuropsicologia e Liderança Educadora Eduardo Shinyashiki e pela Empresa Sincroniza Educação. Em decorrência da pandemia do novo coronavírus, as atividades propostas serão executadas em ambiente virtual.

Próximo Post

Gincana virtual coloca em movimento quem está acima de 60 anos

Uma gincana virtual está mobilizando cerca de 40 pessoas acima de 60 anos. A atividade, promovida pela Secretaria Municipal de […]