Dia Mundial da Alimentação é comemorado neste sábado

Jornal Opinião

Neste sábado (16/10) comemora-se o Dia Mundial da Alimentação, criado para desenvolver uma reflexão a respeito do quadro atual da alimentação mundial. E até domingo (17/10) segue a programação da Semana da Alimentação iniciada na última segunda-feira (11/10) com o tema “A (In)Segurança Alimentar e Nutricional no Contexto da Fome e do Direito à Alimentação.

A data foi escolhida para lembrar a criação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) em 1945 e a primeira comemoração ocorreu há 40 anos com o tema “A comida vem primeiro”. De acordo com a própria FAO, o objetivo da organização é alcançar a segurança alimentar de todos e garantir que as pessoas tenham acesso regular a alimentos de qualidade suficientes para levar-se uma vida ativa e saudável.

Todos os anos, a programação da Semana da Alimentação traz reflexões a respeito da população carente, sua nutrição e segurança alimentar (alimentação saudável, acessível, de qualidade e em quantidade suficiente e permanente). Uma realidade que, infelizmente, não é vivida por uma grande parte da população. Em contrapartida, em alguns lugares do planeta, a fome não é o problema e sim a alimentação inadequada, a qual é responsável por desencadear problemas de saúde graves, como a obesidade numa parcela bem significativa da sociedade.

Em 2021, a Semana teve início com uma live, na última segunda-feira, com a participação da presidenta da Agan e vice-presidenta do Consea/RS, Lisete Griebeler, da ex-presidenta do Consea Nacional, Maria Emília Pacheco, e da presidenta do Comsea São Leopoldo, Ana Mattos. E, nesta quinta-feira (14/10), foi realizada uma palestra virtual sobre “Frutas, Legumes e Verduras: da produção ao abastecimento na garantia da segurança alimentar.

De acordo com a extensionista rural e nutricionista da Emater/RS-Ascar, Leila Ghizhoni, percebe-se que a alimentação é uma questão séria e que envolve vários fatores, não sendo a fome o único problema enfrentado pela população mundial em relação à alimentação. “Então aproveite este dia 16 para refletir sobre seus hábitos alimentares, o desperdício e como você pode ajudar a mudar o quadro da alimentação mundial. Pequenas mudanças de atitude podem fazem um mundo melhor”.

Confira nas redes sociais da Semana da Alimentação o restante da programação! E também em anexo a programação até domingo!

Fonte: imprensa@emater.tche.br

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Próximo Post

RGE orienta sobre procedimentos nos casos de incêndios com eletricidade

São Leopoldo, 14 de outubro de 2021. A RGE, distribuidora do Grupo CPFL Energia, trabalha constantemente visando a segurança dos clientes, funcionários e prestadores de […]