Em Campo Bom, Semana Farroupilha já tem programação definida

Jornal Opinião

Está definida a programação da 2ª Tropeada de Campo Bom, evento para celebrar a Semana Farroupilha. O Rio Grande do Sul, este ano, colocou em destaque a representatividade feminina na construção da história gaúcha e do tradicionalismo, e tem como tema estadual da Semana Farroupilha “Caminhos de Anita”, em comemoração ao bicentenário da heroína da Guerra dos Farrapos.

Isso inspirou os municípios gaúchos a elegerem suas próprias personalidades femininas que merecem reconhecimento. A homenageada da 30ª Região Tradicionalista, a qual Campo Bom pertence, será a campo-bonense Haidé Blos, eleita por sua atuação junto ao CTG M’Bororé e porque foi em sua residência que, há 35 anos, um grupo de tradicionalistas se reuniu para idealizar a criação da 30ª RT.

Abrindo as comemorações, neste sábado (11), na chácara da família Blos, ocorrerá a distribuição da Chama Crioula para as delegações de cavaleiros dos CTGs que compõe a Região Tradicionalista. A cerimônia será acompanhada por autoridades do município e tradicionalistas, além dos cavaleiros.

O evento será fechado ao público, mas a Administração Municipal promoverá outras ações gratuitas para que o público possa celebrar a Semana Farroupilha. Em clima de retomada segura dos eventos públicos, a Tropeada concentrará as atrações de maior visibilidade de público no Complexo Cultural CEI para que as famílias possam desfrutar dos espetáculos em locais apropriados e que permitam o distanciamento social, sem prejudicar o lazer e a diversão da comunidade.

Para o prefeito Luciano Orsi, é motivo de grande alegria poder retomar as atividades presenciais da Semana Farroupilha. “Com todos os cuidados, temos a satisfação de anunciar uma programação especial, com presença de público, nestas festividades que mexem com todos os gaúchos. Também merece destaque a justa homenagem à dona Haidé Blos, que tanto já fez pelo tradicionalismo”, diz o prefeito.

Confira a programação:

Domingo – dia 12

19 horas – Gustavo Ortácio apresenta o espetáculo Musical “Do Rancho”, no auditório Marlise Saueressig, com canções que celebram os mais de 30 anos do maior festival de arte amadora da América Latina (Enart).

Quarta-feira – dia 15

19 horas – na sede do CTG M’Bororé, a Câmara de Vereadores fará a entrega da medalha Mérito Tradicionalista, em reconhecimento aos cidadãos que prestaram relevantes serviços ao município na área da cultura. O prefeito Luciano Orsi será um dos homenageados.

Domingo – dia 19

15 horas – sobem ao palco do Anfiteatro do CEI os artistas locais Murilo Finger e Ademar Machado, com Grupo Chão Gaúcho, que farão a abertura e o fechamento da programação. Estarão presentes ainda o fenômeno midiático Guri de Uruguaiana (16h) com seu show de humor, e a sensação musical do The Voice Kids, Luiza Barbosa (17h). O público poderá acompanhar as apresentações na escadaria do teatro e levar seu chimarrão para curtir a programação musical.

Segunda-feira – dia 20

19h30 – a Chama Crioula será extinta em uma celebração ecumênica no galpão do CTG M’Bororé.

Além da programação municipal, as entidades tradicionalistas, seguindo as regras vigentes do distanciamento social, promovem jantares e apresentações musicais em seus galpões. Confira:

CTG M’BORORÉ (Rua Profª Liane da Rosa, s/nº – Celeste)

Dia 11 – 11 horas: recepção da Chama Crioula, almoço – cardápio carreteiro, tarde de esportes (truco, canastra e bocha).

Dia 17 – 20 horas: ensaio das invernadas artísticas e jantar – cardápio massa com galeto.

Dia 20 – 12 horas: comemoração do Dia do Gaúcho, apresentação musical João Lucas Cirne e Dênis Magalhães, almoço – cardápio Churrasco, passeio a cavalo para as crianças.

CTG PALANQUES DA TRADIÇÃO (Rua Tapajós, 612 – Rio Branco)

Dia 11 – 12 horas: chegada da Chama Crioula e almoço – cardápio pastelada.

Dia 12 – 19h30: curso de dança de fandango.

Dia 14 – 19h30: Jantar das Prendas e roda de conversa com a vereadora Gênifer Engers e a vice-coordenadora da 30ª RT Laura Callegaro.

Dia 17 – 19h30: jantar promovido pelas invernadas artísticas.

Dia 19 – 12 horas: costelão em comemoração ao 20 de Setembro.

CTG GUAPOS DO ITAPUÍ (Avenida dos Estados, 911 – 25 de Julho)

Dia 10 – 20h30: show com Bibiana Alves, janta caseira – cardápio carne de gado e carne de porco na panela.

Dia 11 – 12 horas: abertura da Semana Farroupilha e almoço.

Dia 15 – 20h30: show com Gilles Giongo e jantar da invernada mirim – cardápio carreteiro no disco.

Dia 17 – 20h30: show com João Soledad e jantar da invernada adulta – cardápio galeto e salsichão.

Dia 19 – 12 horas: almoço comunitário.

Dia 20 – encerramento oficial.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Próximo Post

Centro Municipal de Cultura recebe Chama Crioula

A manhã ensolarada deste sábado, 11 de setembro, abrilhantou ainda mais a cerimônia de abertura oficial da Semana Farroupilha de […]