Enfermagem: 10 anos de muita história

Jornal Opinião

Uma grande integração de comemoração pelos 10 anos do curso de Enfermagem das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat) ocorreu no final da tarde do dia 1º de dezembro, no foyer do Centro de Eventos. Acadêmicos, egressos do curso, enfermeiros de diversas cidades da região estiveram presentes no ato solene, que contou com a participação da presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren/RS), Rosângela Gomes Schneider, dos coordenadores dos cursos de Fisioterapia, Ana Melissa Mallmann; de Psicologia, Ana Paula Lazzaretti de Souza; de Design, Publicidade e Propaganda e de Relações Públicas, Augusto Parada; além dos vice-diretores da Faccat, Dorneles Sita Fagundes e Sérgio Nikolay. O evento ainda contou com a participação especial do diretor-geral, Delmar Backes e da coordenadora do curso de Enfermagem, Cláudia Capellari, que recebeu uma bela homenagem do corpo docente, egressos e dos acadêmicos.

Bem emocionada, a enfermeira Márcia Ganzer, egressa da primeira turma de formandos de Enfermagem, relatou que se sente realizada e feliz pela escolha que fez. “Desde que o curso foi implantado na Faccat, percebemos o crescimento na qualidade na área da saúde. Qualidade tecnológica, de ética, de moral na nossa região. Eu acredito muito que toda essa transformação se deu por causa da Faccat. Existe um diferencial muito grande no curso de Enfermagem da Faccat e tenho orgulho de ter me formado aqui”, destaca Márcia.

A presidente do Coren/RS, Rosângela Gomes Schneider, destaca que o Conselho trabalha pela qualidade da Enfermagem. “Lutamos pelo avanço da Enfermagem. Estamos lutando até judicialmente pelo ensino de qualidade, pelo ensino presencial. É uma gratidão que estou sentido ao ouvir os depoimentos sobre a qualidade do Ensino na Faccat. Queremos que os enfermeiros, técnicos atuem com segurança, com propriedade, com ética, com disciplina para que a população tenha um atendimento seguro e adequado”, comenta Rosângela.

O diretor-geral, Delmar Backes, também salienta que a área de saúde é fundamental para a região e enfatiza que o Vale carece de pessoas bem informadas e qualificadas. “O curso foi construído com todo o carinho. Construímos um curso de Enfermagem bem interessante, com qualidade. O curso de Enfermagem já deu uma excelente caminhada”, comemora.

Enfermagem é a espinha dorsal dos sistemas de saúde

O curso de Enfermagem da Faccat completou 10 anos em setembro, mas devido à pandemia, a comemoração ocorreu no dia 1º de dezembro, na Faccat. Ao lembrar da caminhada, a coordenadora Cláudia Capellari comenta que está à frente do curso desde janeiro de 2012 e que muitos avanços aconteceram.

“ O curso foi crescendo e amadurecendo, ocupando espaços tanto na Faccat quanto nos serviços de saúde e comunidade. Em meio à maior crise sanitária dos últimos tempos, a Enfermagem tem mostrado que é a espinha dorsal dos sistemas de saúde e que, sem sua atuação, é impossível alcançar as metas de desenvolvimento global”, ressalta.

Cláudia ainda comenta que preparar pessoas para o cuidado profissional é uma grande responsabilidade e também um privilégio. “É preciso haver sintonia entre o que se pretende, ou seja, formar um enfermeiro ideal, com capacidade crítica, reflexiva e humanística, e prover os meios para que isso aconteça. Há muitos fatores envolvidos nessa preparação, os quais dependem da instituição, dos docentes e dos alunos. Fazer esta articulação é o meu papel; é um constante propor, analisar, modificar, intervir”, explica a coordenadora que ainda comenta que a Enfermagem tem um papel salutar na sociedade.

“Nós cuidamos das pessoas desde antes do nascimento até após a morte. Fazer parte de toda a trajetória da passagem dos seres humanos na terra é emblemático e, possivelmente, os profissionais da Enfermagem serão os últimos a serem substituídos por inteligência artificial. Isso atrai as pessoas, gera significado, vínculo, emociona”, ensina a coordenadora Cláudia Capellari.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Próximo Post

Doação de sangue no Hemocentro será dia 14 de dezembro

A Prefeitura de Sapiranga disponibilizará gratuitamente transporte para as pessoas interessadas em doar sangue no Homocentro em Porto Alegre, dia 14 de dezembro. […]