Feira do Livro e Semana da Pessoa com Deficiência 2021 será em formato on-line e voltada à comunidade escolar

Jornal Opinião

A Feira do Livro e Semana da Pessoa com Deficiência de Sapiranga ocorrerá de forma diferente esse ano. Por conta da pandemia, o evento será realizado no formato on-line, através de transmissões ao vivo pelo canal da Prefeitura no Youtube. A feira, que acontecerá de 23 a 26 de agosto, contará com a participação de diversos autores e será destinada à comunidade escolar.

O evento busca incentivar a leitura e fomentar o interesse pelo conhecimento, tanto nos estudantes quanto nas famílias. Todos os escritores estarão presentes durante a transmissão da feira, exceto Anna Cláudia Lemos, do Rio de Janeiro, que fará sua participação à distância. A programação será transmitida do Centro Municipal de Cultura Lucio Fleck e será voltada apenas à equipe diretiva, professores, pais e alunos das escolas municipais.

Neste ano, a patrona será a escritora sapiranguense Nana Bernardes (O convite à autora aconteceu no dia 13 de julho, em um encontro com a prefeita Carina Nath, a secretária de Educação, Cláudia Kichler, e a diretora do Departamento Pedagógico da SMED, Ana Andrioli. O escritor Jairo Brum e sua filha, Fernanda, também estiveram presentes na reunião.). Durante a feira, também será lançado um livro digital, escrito pela autora Chris Dias, de Porto Alegre. A obra, de título “O mistério das rosas que sabiam voar”, é ambientada em Sapiranga e foi escrita com base nas respostas de um questionário realizado com alunos dos quintos anos da rede municipal. Neste livro, dois personagens chegam a Sapiranga e passam um tempo na cidade, desvendando os mistérios que envolvem a história e os pontos turísticos do município. As ilustrações foram feitas pelos próprios alunos, em sala de aula.


Aquisição de livros
Também foi realizado um investimento de mais de R$ 70.000,00 em exemplares de livros para as escolas, com o objetivo de envolver os alunos. A SMED optou por adquirir uma quantidade maior de obras, em vez de focar na diversificação de títulos. Dessa forma, cada aluno poderá ter uma unidade para usar durante a leitura. No momento, estão sendo trabalhados 11 títulos diferentes.


Semana Municipal da Pessoa com Deficiência
Na semana de 23 a 28 de agosto ocorre a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, que acontece junto a Feira do Livro de Sapiranga.
Para falar da importância que o tema tem para o município, uma programação on-line especial foi preparada para toda a comunidade. As deficiências fazem parte da vida de incontáveis famílias do município e são questões que estão diretamente ligadas às condições humanas.

Assim, ocorrerá uma exposição de trabalhos online (vernissagem) escolares relativos ao tema e duas lives sobre a temática das deficiências, além de eventos significativos nas escolas da cidade.
A Administração Municipal além de incentivar a aprendizagem, também estimula alunos em seus projetos pessoais. Um grande exemplo disso é aluno do quinto ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Pastor Rodolfo Saenger, Josué Pedroso, que é autista de grau leve e estará lançando seu 1º livro. A obra, que está em fase final de produção, será adquirida pela Secretaria de Educação e distribuída às escolas municipais.

LIVES
Sobre as lives, uma será na terça-feira, dia 24, e o tema será “Vamos falar de Autismo”. A outra live será na quarta-feira, dia 25, e o tema será a mudança que ocorre na vida das famílias após o nascimento de um filho com deficiência, desde a aceitação até as modificações necessárias para a adaptação e a busca por auxílio para o mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Próximo Post

Na última sessão ordinária do mês de julho teve a presença do Pastor Daniel Paixão na Tribuna da Casa.

Na tarde desta terça-feira 27 de julho de 2021, ocorreu a 26ª sessão ordinária do ano de 2021 com diversas […]