Feira do Peixe de Sapiranga começa dia 31 de março

Jornal Opinião

Sapiranga começa os preparativos para a 13ª Feira do Peixe, que acontecerá nos dias 31 de março e 1º e 2 de abril, no pavilhão do Parque Municipal do Imigrante. A Feira do Peixe é promovida pela Prefeitura de Sapiranga, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, com o apoio da Emater.

A Feira do Peixe funcionará das 8 às 19 horas na quarta-feira, 31 de março; das 8 às 19 horas na quinta-feira, dia 1º de abril; e no dia 2, feriado de Sexta Santa, a venda de peixes ocorre das 8 horas ao meio-dia ou enquanto houver peixe. Serão oito produtores locais comercializando carpas capim, prateada, húngara e cabeça grande, além de tilápias. A Feira do Peixe no Parcão ocorrerá com entrada gratuita pela Avenida 20 de Setembro, respeitando todos os protocolos de segurança Covid-19, como uso de máscara e do álcool em gel, mantendo o distanciamento e evitando aglomeração.

A Feira do Peixe na vida do produtor rural

A Semana Santa traz hábitos e tradições que tornam a Páscoa um período único e de muita importância para as pessoas. Colheita da marcela, procissões, missas, cultos e o tradicional consumo de peixe na Sexta-feira Santa. Em Sapiranga, a tradicional Feira do Peixe e seus produtores são responsáveis por perpetuar esse hábito dos sapiranguenses. Irineu Ernesto Klein é um destes produtores e participa da Feira desde sua primeira edição, no dia 8 de abril de 2009.

“Eu trabalho com a piscicultura há mais de 20 anos e a Feira do Peixe é especial para o produtor, participo dela desde o começo. É um extra que a gente ganha e também conseguimos diversificar da agricultura e criação de animais”, comenta Seu Irineu. Nascido e criado em Sapiranga, Irineu cria com a ajuda do filho Marcelo, variadas espécies de carpas.

Neste período de pandemia, Irineu destaca a importância da Feira ser realizada com os devidos cuidados. “É um evento importante e necessário para o povo que tem o hábito de comer peixe e para o produtor que se preparou tanto para a data. Mas deve ser feito tendo os devidos cuidados, como ano passado.”

Carpas e tilápias são opções versáteis no preparo, podendo ser servidas cozidas, assadas, grelhadas ou fritas. As carpas são peixes ricos em ômega 3, potássio e vitamina D, e seu consumo auxilia o sistema imunológico e atua na redução dos fatores de risco associados a doenças cardiovasculares. Já a tilápia é um peixe de sabor suave que possui alto valor proteico e baixo teor de gordura, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares e acidente vascular cerebral (AVC). A tilápia é rica em fósforo, ômega 6, potássio, selênio e vitamina A. Nutricionistas sugerem não fritar o peixe, já que isso lhe retira significativamente o valor nutritivo.

Próximo Post

Vacinação dos idosos a partir de 70 anos será retomada amanhã em Campo Bom

Com o recebimento de 1.380 novas doses da vacina contra o coronavírus na tarde desta terça-feira (23), Campo Bom irá […]