Grupo Teatral idealizado por Sapiranguenses é contemplado na Lei Aldir Blanc Estadual

Jornal Opinião

O Coletivo Nômade de Teatro e Pesquisa Cênica, grupo idealizado pelos 4 sapiranguenses, Roger Santos, Thiago Silva, Jardel Rocha e Jennifer Ribeiro, foi contemplado no edital de aquisição de bens e materiais promovido pela Secretaria Estadual da Cultura em outubro de 2020. O projeto foi um dos 100 escolhidos entre 1700 projetos inscritos em todo o estado.

Com a contemplação, o grupo recebe recursos vindos diretamente do Governo Federal através da Lei Aldir Blanc que surgiu em amparo ao setor cultural de todo o Brasil devido à pandemia do Coronavírus. Com os recursos, o coletivo de artistas adquirirá equipamentos e materiais para a manutenção de seus espetáculos.

Para Roger Santos, proponente do projeto e produtor do grupo “a contemplação no edital representa um reconhecimento do trabalho prestado pelo Coletivo Nômade que vem desenvolvendo uma pesquisa densa focada no teatro para a infância e juventude com o intuito de colaborar na formação da plateia do futuro”

Sobre o grupo: O Coletivo Nômade de Teatro e Pesquisa Cênica é formado por artistas de Sapiranga, Porto Alegre, Gravataí, Gramado e Passo Fundo, fundado dentro de Departamento de Arte Dramática da UFRGS, o grupo tem em seu núcleo formados e formandos em Licenciatura em Teatro, bem como, Bacharelados em Direção e Atuação. O Coletivo foi fundado no final de 2016 e de lá para cá vem se aprofundando na pesquisa do teatro para o público Infanto-Juvenil com o intuito de mesclar arte e educação.

Roger Santo diz ainda que “Nós do Coletivo Nômade sentimos o compromisso de sempre direcionar as contrapartidas dos nossos trabalhos para as camadas mais desfavorecidas da sociedade, este é um compromisso que firmamos pois está totalmente relacionado com as nossas origens”

Para tal, como contrapartida do projeto, o grupo fará doações de exemplares do seu novo livro “Junho: Uma Aventura Imaginária” que é uma adaptação literária do aclamado espetáculo de mesmo nome que possui mais de 30 prêmios e 70 indicações em 6 festivais teatrais competitivos por onde passou em 2 anos de carreira. As doações serão realizadas para ONG’s e instituições que atendam comunidades em situação de vulnerabilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Próximo Post

Últimos dias de inscrição em processos seletivos para o Censo 2021

– São 297 vagas para recenseador, 28 para agente censitário supervisor (ACS) e 9 para agente censitário municipal (ACM) na […]