Caminhoneiros são vacinados em postos da PRF nas estradas federais no Estado

Jornal Opinião

O Governo do Estado está organizando com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e municípios a logística para operacionalizar a vacinação dos motoristas de caminhão que fazem o transporte de cargas pelas estradas do Rio Grande do Sul. A estratégia é disponibilizar aos caminhoneiros as doses da vacina contra a Influenza em 13 postos de atendimento da PRF no território gaúcho e evitar que o motorista tenha de ingressar nas áreas urbanas. O trabalho faz parte de uma operação nacional da PRF com participação do Ministério da Saúde e dos governos estaduais e municipais. No RS, conta ainda com a parceria do Exército.

A Secretaria da Saúde, por intermédio do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) e das Coordenadorias Regionais de Saúde, fez contato com os municípios em que os postos da PRF estão localizados, visto que a aplicação das doses fica a cargo das vigilâncias municipais. A participação destas é de vital importância para o sucesso da estratégia.

O posto de atendimento em São Borja, na BR-285, começou na segunda-feira (20) a aplicação da doses, ministrada por servidores da vigilância do município. A informação é da Superintendência da PRF no Estado. A lista de municípios e a localização dos postos é a seguinte:

1. Gravataí. BR 290, km 77. Ponto de referência: Pedágio de Gravataí.
2. Eldorado do Sul. BR 290, km 111. Unidade Operacional da PRF de Eldorado do Sul.
3. Osório. BR 101, km 83,2. Unidade Operacional da PRF de Osório.
4. Lajeado. BR 386, km 342. Unidade Operacional da PRF de Lajeado.
5. Vacaria. BR 116, km 36. Unidade Operacional da PRF de Vacaria.
6. Garibaldi. BR 470, km 228. Ponto de referência: Posto de Gasolina Avião.
7. Rio Grande. BR 392, km 47. Unidade Operacional da PRF de Rio Grande.
8. Passo Fundo. BR 285, km 292. Unidade Operacional da PRF de Passo Fundo.
9. Santa Maria. BR 158, km 322. Unidade Operacional da PRF de Santa Maria.
10. Ijuí. BR 285, km 463. Unidade Operacional da PRF de Ijuí.
11. Sant’Ana do Livramento. BR 158, km 561. Unidade Operacional da PRF de Sant’Ana do Livramento.
12. São Borja. BR 285, km 671. Unidade Operacional da PRF de São Borja.
13. Uruguaiana. BR 290, km 725. Ponto de referência: Complexo Aduaneiro.

A importância do engajamento dos municípios é reforçada pela necessidade de coleta dos dados dos motoristas vacinados para inclusão no sistema de saúde. O correto acondicionamento e transporte das vacinas das unidades municipais até os locais de aplicação também ficam a cargo das vigilâncias municipais.

O Ministério da Saúde incluiu caminhoneiros, motoristas de transportes coletivo e trabalhadores portuários na segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que começou no dia 16 de abril. As três categorias se juntam ao grupo prioritário que também contempla doentes crônicos e profissionais das forças de segurança e salvamento.

Vale destacar que o RS já atingiu a meta de vacinação de idosos, tendo aplicado até segunda-feira 96,7% do total de doses destinadas ao público-alvo (vale lembrar que a meta é de 90%). Foram 1.420.167 doses aplicadas em idosos (público-alvo estimado pelo Ministério da Saúde em 1.467.957).

No total, o Rio Grande do Sul já aplicou 1.755.754 doses de vacina contra a Influenza nos diferentes públicos-alvo, tendo projetada a aplicação de 4.405.515 de doses até o final. A campanha se iniciou em 23 de março e vai até 22 de maio. O dia “D” de mobilização nacional para a vacinação acontece no sábado, dia 9 de maio.

Next Post

Justiça de Sapiranga suspende o Decreto Municipal que permitia a reabertura do comércio na cidade

Na tarde desta sexta-feira (24), a Justiça de Sapiranga suspendeu o Decreto Municipal que autorizou a reabertura do comércio no […]