Certificação digital poderá ser feita online em Sapiranga

Jornal Opinião
Medida foi adotada pela CDL Sapiranga para facilitar o processo durante o período de distanciamento social

Cada vez mais presente na vida de empreendedores, principalmente daqueles que necessitam emitir notas fiscais eletrônicas, o Certificado Digital tornou-se um aliado importante tanto para Pessoa Física como para Pessoa Jurídica. A busca pelo documento, é um passo importante que precisa de agilidade e profissionalismo.

Em virtude da pandemia do coronavírus, novos procedimentos foram instaurados, sendo possível realizar para alguns tipos de certificado todo o procedimento à distância. Esse processo é aceito para o A1 e-CPF, A3 e-CPF e A1 e-CNPJ.

Procedimento para emissão à distância:

1º Pagamento via deposito ou transferência bancária.

2º Enviar o comprovante do pagamento

3º Após entrar a comprovação do pagamento o Agente de Registro enviará por e-mail um link para anexar os documentos para analise

4º Documentos analisados e estando tudo certo o Agente de registro entra em contato para agendar a vídeo conferencia

5º A vídeo conferencia deverá ser feita de um computador com webcam e microfone

6º No momento da vídeo conferencia o cliente deve ter junto com ele o documento de pessoa física (CNH, RG, Passaporte) enviado pelo link anterior

7º Após a vídeo conferencia será enviado o link para instalação do certificado digital que deverá ser feito na mesma máquina onde foi instalado o mesmo ou em uma máquina que possua o backup do certificado digital.

Observações: A renovação só pode ser feita com certificados ainda em validade

Para o atendimento presencial, uma série de medidas preventivas foram estabelecidas. O agendamento pode ser feito diretamente no site cdlsap.com.br.

Atendimento presencial

Disponibilização de álcool gel aos clientes

Manutenção da devida distância durante o atendimento

Higienização do local a cada troca de cliente

Atendimentos possuem um intervalo de 30 min de um cliente ao outro para o ar circular

Em caso de dúvidas entrar em contato pelo e-mail certificacao@cdlsap.com.br. Não está sendo feito atendimento pelo telefone.

Certificado Digital

O Certificado Digital é o reconhecimento diante dos órgãos públicos, como a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz) ou do município (prefeitura). É como se fosse a identidade de uma pessoa física ou jurídica, sendo também utilizado como assinatura de documentos digitais, como contratos e notas fiscais eletrônicas.

Também é importante que se busque a orientação para o melhor modelo a ser adquirido. Hoje na CDL Sapiranga existem 3 tipos A1, A3 e Certificado na Nuvem (com validade de 5 anos);

Existem dois tipos de certificados digitais: o A1 e o A3. O A1 é um arquivo digital, que é instalado na máquina ou no emissor de notas fiscais eletrônicas e tem validade de 1 ano. Já o A3 é armazenado em um dispositivo físico cartão ou token, semelhante a um pen drive, e tem validade de 1, 2 ou 3 anos. 

Next Post

Câmara de Vereadores de Sapiranga, fecha parceria para mais transparência em licitações

A Câmara de vereadores de Sapiranga encaminhou parceria com o Banrisul, firmando convênio para realização de pregão Online. É a […]