Hospital Sapiranga inaugura nova UTI Adulto

Jornal Opinião

A nova UTI do Hospital Sapiranga é uma das maiores conquistas dos últimos anos da Instituição. A unidade de terapia intensiva que contava com 7 leitos, a partir de hoje conta com 12 leitos, sendo que futuramente serão 20 leitos à disposição da comunidade e região, estes 8 leitos restantes serão concluídos nos próximos meses.

Com aproximadamente 770m² a nova unidade está localizada no 3º pavimento do novo anexo, o mesmo ainda em construção, tem previsão de conclusão em 2021.

A unidade passou a funcionar nesta quarta-feira, com 8 leitos específicos para pacientes em isolamento de Covid-19. Passada a pandemia, os leitos seguirão em funcionamento como uma UTI convencional. Futuramente para maior oferta de leitos SUS, será necessária a Habilitação junto ao Ministério da Saúde e possibilidade de complementação de custeio para os demais leitos junto ao Governo do Estado.

Elita Herrmann, diretora executiva do hospital ressalta que além da necessidade de leitos para pacientes com síndromes respiratórias e nesse momento para pacientes da Covid-19, a estrutura possibilitará serviços de maior complexidade, principalmente na área cirúrgica. Pacientes mais idosos e cirurgias mais complexas, exigem um pós cirúrgico em UTI, onde os cuidados são intensivos.

Segundo o diretor técnico Dr. Eduardo Melnick, a estrutura física desta nova unidade foi totalmente adequada à legislação vigente, conta com leitos individualizados, o que proporciona um maior conforto e segurança no atendimento ao paciente. Ressalta ainda que o grande diferencial está no sistema de climatização e renovação de ar, além de dois leitos de isolamento respiratório que contam com antecâmara e pressão negativa, essencial para tratamento de doenças de transmissão respiratória por aerossóis.

A idealização do novo anexo e da nova UTI, relembra o presidente do hospital Sr. João Edmar Wolff, iniciou em 2014 e ressaltou que parte dos recursos investidos foram próprios, além de grande parte de recursos do Governo Federal e Estadual, totalizando um investimento de mais de 3 milhões e 700 mil até o momento para os 12 leitos. Estamos muito orgulhosos em proporcionar esta grande conquista para a comunidade e região.

Next Post

Araricá adotou kits como profilaxia para a Covid 19

Com o aumento significativo do número de casos de contaminação e mortes pela Covid 19 surgem muitas inquietações e dúvidas. […]