Inova Sapiranga realiza reunião sobre o desenvolvimento de ações conjuntas entre Prefeitura e entidades

Jornal Opinião

O Inova Sapiranga, grupo de trabalho de cooperação idealizado pela Prefeitura de Sapiranga, pelo Centro Sinodal de Ensino Duque e também pelo Campus Sapiranga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), teve sua primeira reunião do ano nesta quinta-feira, 4 de fevereiro, no Auditório Jacobina Maurer, da Secretaria Municipal de Educação.

No encontro, foi feito um Termo de Cooperação entre a Prefeitura Municipal e as instituições, para pensar o uso da tecnologia a serviço da comunidade através de pesquisa, a fim de fomentar o empreendedorismo e a cidadania.

A prefeita Carina Nath destacou o trabalho da parceria no projeto, buscando aumentar o índice de ocupação de renda através do empreendedorismo. “É uma parceria entre governo, empresas, pesquisa acadêmica/científica e sociedade para ampliar oportunidades de atuação e fortalecer o ecossistema de inovação de forma que estimule o desenvolvimento da cidade e da população.”

Carina também falou sobre o uso da tecnologia para conectar pessoas e estimular a pluralidade de ideias agindo a serviço do desenvolvimento. “A inovação é necessária para fazer Sapiranga crescer cada vez mais.”

O Inova busca ainda promover uma integração com novos parceiros que já participam das iniciativas propostas pelo grupo de trabalho. Desta forma, planeja-se criar produtos e serviços inovadores para o público, promover eventos sobre as mudanças que ocorrem no âmbito tecnológico e estabelecimento de parcerias e convênios com entidades governamentais, acadêmicas e empresariais.

“O programa visa ampliar oportunidades de atuação e fomentar o empreendedorismo e a cidadania. Contudo, observamos a necessidade de um contínuo aperfeiçoamento e qualificação profissional por conta da criação de novas indústrias”, disse o secretário de Indústria, Comércio e Tecnologia, José Della dos Santos.

Além da prefeita Carina e do secretário municipal José Della dos Santos, o encontro contou com a participação de representantes do IFSul, Centro Sinodal de Ensino Médio de Sapiranga – Duque, instituições parceiras do projeto Inova e integrantes dos comitês estratégico e temático.


PROPOSTA DE ATUAÇÃO DO INOVA

– Promoção de eventos (fóruns, workshops, oficinas) voltadas à inovação
– Estabelecer parcerias e convênios com entidades governamentais, acadêmicas e empresariais em prol do desenvolvimento
– Criação de produtos e serviços inovadores para o público
– Fomentação da inovação nas empresas e criação de uma nova matriz tecnológica
– Estímulo do empreendedorismo municipal
– Execução de políticas para transformar Sapiranga em uma SmartCity (Cidade Inteligente)

INOVA

O Inova Sapiranga surgiu para propor alternativas de modernização e crescimento da cidade em diferentes setores da sociedade sapiranguense. Os trabalhos da cooperação são idealizados e conduzidos pela Prefeitura de Sapiranga, pelo Centro Sinodal de Ensino Duque e também pelo Campus Sapiranga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul). A ideia principal do Inova Sapiranga, através da cooperação entre as três entidades, é pensar o uso da tecnologia a serviço da comunidade, buscando soluções inovadoras através de pesquisa aplicada e de formação continuada, fomentando o empreendedorismo e a cidadania na Cidade das Rosas.

O projeto tem um grande alcance social, considerando que o Município proporcionará à comunidade oportunidade real de qualificação profissional, além de entregar aos munícipes serviços integrados, eficientes e inovadores, otimizando o investimento e o gasto público. Empresários, instituições de ensino, profissionais liberais, estudantes e toda a comunidade interessada em contribuir para o crescimento da cidade podem colaborar com o Inova Sapiranga.

Next Post

Vola às aulas em Sapiranga é no dia 10 de fevereiro

Um Documento de orientações foi divulgado pelo Centro de Operações em Emergência para Educação de Sapiranga. Foi constituído pela portaria […]