RGE alerta para riscos de acidentes domésticos com energia elétrica

Jornal Opinião

Com as pessoas mais tempo em casa devido ao distanciamento social provocado pela pandemia do Covid-19, aumenta a preocupação com a segurança, principalmente das crianças, em relação ao uso da energia e de aparelhos elétricos. Seguindo um de seus pilares, a segurança, a RGE mantém a campanha “Guardião da Vida”, com o objetivo de disseminar conhecimento sobre como garantir uma manutenção adequada da rede elétrica residencial e, também, sobre os cuidados necessários para o uso da energia dentro de casa.

Estatísticas. Somente em 2020, na área de concessão da RGE, aconteceram 25 acidentes envolvendo a rede elétrica. Deste total, 12 foram acidentes fatais, cinco graves e outros oito leves. Neste ano de 2021, até o mês de março foram registrados dois acidentes na área de concessão, sendo um deles fatal.

Já no âmbito nacional, os dados mais recentes do anuário da Abracopel – Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade, mostram um aumento de 8,7% no número total em acidentes de qualquer natureza com a rede elétrica em 2019, na comparação com o ano anterior, em todo o Brasil. Foram 909 registros de choques elétricos contra 836 em 2018. Mas a boa notícia é que, em relação aos acidentes com morte, os casos tiveram redução quando comparados os dois últimos anos. Foram 10,7% menos choques fatais em 2019. Enquanto em 2018 foram registradas 622 ocorrências, em 2017 tiveram 697.

No entanto, quando se faz um recorte pelo número de vítimas fatais por choques elétricos causados por acidentes domésticos, a estatística não é positiva. O crescimento dos casos foi de 9%, um aumento de 209 ocorrências em 2018 para 228 no ano passado no país. Outra informação importante é que, embora os registros entrem em queda nos meses de junho, julho e agosto, a curva volta a ser fortemente ascendente a partir de setembro nos dois anos analisados.

Alertas e cuidados. Como forma de alertar seus clientes para o uso seguro da energia elétrica, a RGE, distribuidora que atende 2,9 milhões de consumidores em 381 municípios, destaca alguns cuidados que se deve ter, especialmente neste período em que todas as pessoas estão em casa e os equipamentos elétricos acabam sendo mais utilizados:

Água ou umidade: nunca use aparelhos elétricos em locais com água ou umidade, nem com as mãos ou os pés molhados e não leve rádios ou equipamentos elétricos para o banho;

Trocar lâmpada: ao trocar uma lâmpada, certifique-se de que o interruptor esteja desligado e nunca toque na parte interna do bocal (soquete), segure só pelo vidro;

Chuveiro: nunca mude a chave (verão/inverno – fria/morna/quente) do chuveiro enquanto estiver ligado;

Aterramento: Se você tomar choque ao ligar torneiras e chuveiros elétricos, isso indica que existe um problema de aterramento (fio de terra) na instalação;

Tomadas: Não use benjamim, também conhecido por T, para ligar mais aparelhos nas tomadas. Fique atento também a amperagem, alguns aparelhos domésticos requerem tomadas de uso específico com amperagem diferenciada das demais;

Eletrodomésticos: Nunca deixe nenhum eletrodoméstico sobre superfícies molhadas (liquidificadores, batedeiras, espremedores etc.), especialmente quando estiverem ligados na tomada;

Antena: Se a TV não está sintonizando bem, tome muito cuidado ao subir no telhado e manusear a antena, verifique principalmente se ela não está próxima da rede elétrica;

Limpeza: Jamais use garfo, faca ou objeto metálico em aparelhos ligados e só limpe esses equipamentos depois de se certificar de que eles estão fora da tomada;

Chave Geral: Desligue sempre a chave geral quando precisar fazer qualquer reparo na instalação;

Crianças: Atenção com as crianças. Tome cuidado com os dedos em tomadas, coloque sempre protetores nas tomadas e não deixe as crianças mexerem em fios e nem manusear sozinhas os aparelhos elétricos.

A RGE alerta também em relação ao perigo de choque elétrico com fiação rompida na rede de distribuição de energia. Nesse caso, as pessoas devem entrar em contato imediatamente com a concessionária pelos canais de atendimento e jamais se aproximar ou tocar em quaisquer equipamentos.

Site: www.rge-rs.com.br

App: CPFL Energia (disponível para Android e iOS)

WhatsApp: (51) 3539-6791

SMS RGE: 29679 (para informar falta de luz)

 Call Center: 0800 970 0900

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Próximo Post

Sintomas de estresse: você pode não notar, mas ele muda seu corpo

Seja por excesso de responsabilidade, preocupações ou situações de perda, o estresse potencializa a ação do sistema endócrino e gera […]