Cemeam de Sapiranga executa obra de implantação de jardim filtrante

Jornal Opinião

O mês de maio inicia com avanços para proteção do meio ambiente no Centro Municipal de Estudos Ambientais de Sapiranga (Cemeam). Como etapa integrante do Projeto VerdeSinos, está sendo construído um Jardim Filtrante, obra que trata o esgoto através da ação de plantas filtradoras. O sistema servirá para destinar adequadamente os efluentes de banheiros e cozinha, garantindo um tratamento eficaz capaz de reduzir a carga orgânica poluidora em até 90%, devolvendo água limpa aos arroios que deságuam no Rio dos Sinos.

A atividade integra as metas do Projeto VerdeSinos, que é uma iniciativa do Comitesinos, e tem como foco o saneamento das águas, o aumento da disponibilidade hídrica, a otimização das demandas de água e redução das cargas poluidoras. Além disso, o jardim é composto de espécies de flores locais que removem a carga orgânica e inorgânica dos esgotos através de suas raízes e folhas, sem contaminar o solo e embelezando o local ao mesmo tempo.

A proposta está sendo administrada pela diretora do Cemeam, Fabiana Haubert, e conduzida com base nos conhecimentos técnicos dos biólogos da escola. Cada etapa da implantação tem sido executada com trabalho intenso e dedicado da equipe de funcionários da instituição, que fazem as medições, carregam e espalham insumos, preparam canos e constroem a zona de raízes e a base ornamental.

A execução do jardim foi financiada com verba do Fundo VerdeSinos com apoio e subsídio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação. Já a Secretaria de Obras Públicas e Serviços Urbanos de Sapiranga prestou seu apoio disponibilizando uma retroescavadeira, que transportou as britas e areias para o preenchimento dos níveis. O projeto também contou com o incentivo da empresa EMMERT, que disponibilizou uma miniescavadeira Bobcat para escavar o local no início da obra.

Até o momento, já foram concluídas as etapas de escavação, impermeabilização, implantação das camadas filtradoras compostas de brita e areia e a instalação dos canos dos sistemas de drenagem. As próximas ações concluirão o sistema, com o preenchimento da última camada, o plantio das mudas de plantas filtradoras e a ligação aos sistemas de esgotamento sanitário.


VerdeSinos
O Projeto VerdeSinos trabalha os recursos hídricos em parceria com os Centros Ambientais e com a Emater, através das Unidades de Referência dos agricultores. Atualmente, o Projeto está na etapa 4 da fase de planejamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Próximo Post

Nesta quinta tem palestra para pais e cuidadores do Projeto Social Joga Aurora

A importância da regulação emocional no contexto da pandemia será tema de palestra on-line que acontece na noite desta quinta-feira […]