COE Municipal orienta instituições de ensino de Sapiranga proporcionarem aulas presenciais com segurança

Jornal Opinião

O Centro de Operações de Emergência em Saúde para a Educação (COE) de Sapiranga, nomeado através da Portaria número 0874/2020, vem exercendo um importante trabalho, em conformidade com os Planos de Contingência Estadual, de controle da Covid-19 no âmbito das instituições de ensino de Sapiranga. “Estamos sempre atentos aos protocolos, inclusive trabalhando em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde para deixar a comunidade escolar o mais tranquila possível. Qualquer situação diferenciada vivenciada nas escolas tomaremos as providências necessárias. Nossas ações são pensadas na segurança dos estudantes e do município como um todo”, destaca a secretária municipal de Educação, Cláudia Kichler.

Dentre as ações implementadas pelas escolas através do COE está a observação de possíveis sintomas, o uso de máscara, reforço nos protocolos de higiene, entre outros. “A Smed realizou uma Portaria e enviou para todas as instituições de ensino da cidade e cursos livres. A partir do documento com as ações junto as instituições nas questões relacionadas à prevenção da infecção pela Covid-19, solicitamos a realização do Plano de Contingência para proporcionar o retorno das atividades presenciais. A Secretaria Municipal de Educação (Smed) analisou cerca de 67 planos no ano passado”, disse a diretora do Departamento Pedagógico da Smed, Ana Patrícia Andrioli.

O COE também vai até a instituições de ensino para averiguar a situação e se estão seguindo todas as orientações de prevenção antes na entrada da escola com aferição da temperatura, manter as salas arejadas, entre outros. “Estamos dividindo os alunos conforme orientação inicial do Governo do Estado. Então, cada escola fez o cálculo para ver quantos alunos poderia atender presencialmente. Acontece que algumas turmas o período é integral (nesse caso, os pais podem optar se o filho vai permanecer no ensino remoto)”, ressalta Ana.

O monitoramento nas escolas ainda ocorre através do Setor de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde, membro do COE- Municipal. “Atuamos na formulação de estratégias de enfrentamento a pandemia de Covid-19, na orientação aos profissionais da educação públicas/privadas e nas inspeções aos estabelecimentos de ensino, verificando as medidas sanitárias de controle, bem como o cumprimento dos Planos de Contingência elaborados pelas escolas”, salienta o fiscal sanitário chefe da VISA, Élton José de Mello.

Planilha de monitoramento da Secretaria de Saúde

Desde o dia 18 de maio, foram realizados até o momento 308 exames para  profissionais ou alunos das escolas do município, no Centro de Referência de Síndromes Gripais. Até o dia 14 de junho havia saído o resultado de 248 exames. Destes 28 deram resultado positivo, representando 11,3%. Os demais aguardam o resultado dos exames.

Parceria entre Educação e Saúde

As secretarias municipais de Educação e Saúde desenvolveram uma sistemática para monitorar o coronavírus nas escolas, como, por exemplo, a realização do exame de PCR. “A orientação que damos para as famílias, caso o filho (a) apresente algum sintoma gripal, não ir à escola. Na Educação Infantil, em caso de suspeita de Covid-19, afastamos a criança do grupo e ficamos observando. Já nos anos finais, aluno com caso suspeito ou confirmado será afastado. Testaremos toda a turma a partir do segundo caso confirmado”, reforça Ana.

A equipe de Saúde faz o teste e se o aluno testou positivo para Covid a Smed suspende as aulas presenciais e a turma continua em ensino remoto, frisa Ana que ainda destaca que os protocolos estão sendo seguidos e existe um monitoramento constante junto com a Saúde e a Vigilância Sanitária. “O controle é feito, porém a responsabilidade deve ser de cada um. Todos precisam fazer a sua parte para que possamos manter as escolas abertas com segurança para todos.”

A Prefeitura de Sapiranga, através da Secretaria Municipal de Saúde, a fim de garantir a segurança dos munícipes, vem tomando todas as providências cabíveis para evitar a propagação do vírus Covid-19, conforme recomendações do Ministério da Saúde e COE/RS, desde março de 2020 quando decretado, pela OMS, Pandemia da Covid-19.

“Estamos desde o início trabalhando para que ocorra tudo da melhor maneira possível. Nossa característica é realizar as ações de forma correta e transparente. As pessoas que estão trabalhando hoje na Saúde e na Educação têm essa propriedade de fazer bem feito. Nos reinventamos nesses últimos anos para contribuir com o município trazendo coisas novas, buscando maior qualificação profissional em benefício das pessoas”, enfatiza a enfermeira Elisiane de Oliveira Machado, da Secretaria Municipal de Saúde.

Convívio escolar é importante na formação

Além da função da escola de ensinar, o convívio escolar exerce um papel fundamental na vida da criança e do adolescente. Nesse sentido, todos os protocolos exigidos estão sendo seguidos nas instituições de ensino de Sapiranga para que possam permanecer abertas.

“A Educação Infantil é extremamente necessária para o desenvolvimento das crianças e elas precisam desse convívio. Nesta fase, a socialização com os adultos e com os colegas auxiliam no crescimento e nas relações interpessoais, o que será muito importante mais para a frente”, salienta a diretora da EMEI Dona Lindu, Daiane Woiciechovski Meireles.
Na volta às aulas, foram pensadas diversas estratégias para que a escola pudesse proporcionar um ambiente seguro aos alunos, garantindo o bem-estar das crianças. “Estamos seguindo todos os protocolos de prevenção contra a Covid-19 (uso de máscaras e álcool em gel 70%, distanciamento e higienização constante das áreas comuns) e, em parceria com o COE Municipal e a Secretaria de Saúde, melhoramos cada dia mais nosso atendimento à comunidade”, finaliza Daiane.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Próximo Post

Prefeitura de Campo Bom busca parceria para ministrar curso à Guarda Municipal

O prefeito Luciano Orsi, o vice-prefeito Paulo Gomes e o secretário de Segurança e Trânsito Rosalino Constante Seara receberam na […]