SMED reitera compromisso com aprendizagem em um ano letivo atípico

Jornal Opinião

“Nosso compromisso, enquanto professores, é com o nosso aluno e com o sucesso deste aluno!” É essa a máxima levada muito a sério por toda a equipe do setor pedagógico da Secretaria de Educação de Sapiranga (SMED), principalmente neste último ano, atípico para todos. “Somos comprometidos com a qualidade da educação de Sapiranga. Desde o início deste ano, depois da tormenta que foi 2020, buscamos, aprendemos, conversamos enquanto secretaria, sabendo que precisávamos estar mais próximos das escolas, da equipe pedagógica e buscar a aprendizagem dos nossos alunos, mesmo neste período de distanciamento, com todas as dificuldades e protocolos”, complementa a diretora do Setor Pedagógico da SMED, Ana Andrioli, salientando que, na educação, é fundamental a interação e a socialização, principalmente nos anos iniciais, necessidade que desafiou todos a pensarem em estratégias para trilharem um caminho que funcionasse para alunos e professores.

Depois de todo o aprendizado de 2020 e o compromisso assumido de estar mais próxima das equipes escolares, a SMED iniciou 2021 com reuniões individualizadas junto às equipes diretivas de cada escola, com intuito de ouvir e entender as ansiedades, expectativas, maiores dificuldades e também o que estava dando certo. “Em cima dessa conversa, avaliamos todas as situações e, juntos, buscamos estratégias para realmente auxiliar e facilitar o trabalho dos professores. Tenho muito orgulho da equipe que temos, todos pegaram juntos. Sabemos que é difícil, mas é extremamente necessário, porque a educação é essencial. Comprovamos isso agora, com a retomada das aulas, quando muitas crianças estão vindo com dificuldades. Não apenas cognitivas, mas socioafetivas, motora, de fala e expressão”, destaca Ana.

Com objetivo de auxiliar professores e famílias a se adaptarem com as novas rotinas de ensino remoto, dezenas de materiais foram desenvolvidos pela equipe pedagógica. Tudo baseado em pesquisas, normativas, decretos e formações oferecidas aos profissionais. As cartilhas abordam temas diversos, como Recursos para a prática pedagógica digital, Guia para as primeiras aulas de Funções Executivas, Plano de Ação em Tempos de Covid, Rotina de Estudo para a Família, e diversos outros materiais que buscam facilitar a aprendizagem e evitar dificuldades.

Mesmo com todo este cenário, a Secretaria ainda teve a ousadia, estimulada e com o apoio da Administração Municipal, de implementar novos componentes curriculares, como o inglês para os anos iniciais, assim como funções executivas, que auxilia a criança no desenvolvimento das rotinas em casa e de estudo.

Parceria da família é sempre fundamental

É muito importante salientar que a participação e o envolvimento da família do aluno é essencial. “A gente precisa da parceria da família, mas não no sentido de substituir o professor, mas fazer o papel de família que é estimular a criança a ter uma rotina, cobrar deles dedicação ao estudo, manter o vínculo com a escola”, pontua Ana Andrioli.

“Nos anos iniciais precisamos muito dessa parceria com os pais, porque os pequenos necessitam do apoio da família para realizar as atividades na semana em que ficam em casa”, salienta Sarah de Oliveira, supervisora pedagógica. A equipe ainda desenvolveu cartilhas de rotinas para auxiliar as famílias neste trabalho de apoio aos filhos em casa. “Independente se o aluno optou por permanecer em casa ou vir para a escola, sempre oferecemos atendimento individualizado com professor, materiais e laboratório de informática”, explica Ana.

Mapeamento das dificuldades

“Estamos muito felizes com o retorno das crianças à escola. O importante, entretanto, não é apenas estarem na escola, mas oferecermos um ensino de qualidade”, pontua Nathalia Sabina da Silva, supervisora pedagógica. Ela explica que para garantir a excelência no ensino e saber exatamente as dificuldades com que as crianças retornam para a sala de aula, está sendo realizado um mapeamento. “Vamos até as escolas, conversamos sobre todas as turmas e alunos para saber como estão e por que não realizaram as tarefas. Estamos priorizando o contato próximo com a coordenadoria da escola para conseguir atingir todos esses alunos e direcionar os reforços conforme a necessidade individual”, explica Nathalia.

Além disso, professores realizaram uma sondagem diagnóstica dos níveis de escrita dos alunos dos anos iniciais para compreender como o estudante retornou à sala de aula e quais os níveis das habilidades necessárias para que seja alfabetizado. “Já estamos aplicando e recebendo um retorno bem positivo dos professores, que já notaram vários detalhes. É um trabalho de parceria, onde é possível notar a dificuldade do aluno e com isso conseguir uma intencionalidade pedagógica, focando e trabalhando aquela habilidade que não foi desenvolvida”, detalha a professora.

2021 trouxe novidades e ainda mais valorização do professor

Neste ano diferente para todos, professores, alunos e famílias, a Secretaria de Educação de Sapiranga não esqueceu de todo o lado emocional envolvido no processo. “Estão todos mexidos. Não tem como não estar. Foi com isso em mente que sentimos a necessidade da contratação de uma psicóloga para atender nossos professores. Foi um ganho termos este profissional”, salienta Ana. Além do psicólogo, a SMED também passou a contar com o serviço de uma arquiteta, para suporte das questões de estrutura física das escolas.

Outro ganho para os professores da rede municipal neste ano foi a implantação da hora atividade da jornada de trabalho. Após estudos, adequações orçamentárias e de pessoal, iniciou, em 2021, um novo modelo de carga horária para as atividades pedagógicas realizadas pelos professores, que passaram a cumprir 50% do período de hora-atividade de forma não presencial.

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