Ministério da Saúde determina que remessa da AstraZeneca seja destinada para segunda dose

Jornal Opinião

A Secretaria da Saúde, diante de determinação do Ministério da Saúde para que as doses da AstraZeneca já recebidas sejam reservadas para segunda dose (D2), cancelou a distribuição da remessa prevista para a tarde desta sexta-feira (7/5). As vacinas que seriam distribuídas chegaram no início da manhã de quinta-feira (6/5) ao RS. Em reunião ocorrida nesta quinta, Estado e municípios pactuaram que as 243.400 doses serviriam para avançar a vacinação das comorbidades no Estado. A nova determinação do MS é de que o lote seja reservado integralmente para D2.

As vacinas ficarão na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi) até o momento adequado de envio aos municípios. Com a reserva, serão atendidos os vacinados com doses da 5ª remessa, distribuída no RS em 25 de fevereiro, da 9ª remessa, distribuída em 22 de março, e da 10ª remessa, distribuída em 26 de março. Para as D2 dessas três remessas, são necessárias 233.850 doses. O lote enviado na quinta-feira ao Estado é de 243.400. A diferença, de 9.450 doses, também ficará armazenada na Ceadi.

“Quando chegar próximo ao vencimento da segunda dose, distribuiremos os quantitativos aos municípios para que possam atender 100% dessas três remessas”, explica Tani Ranieri, chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs).

No início da manhã de sábado (8/5), deve chegar ao Estado uma remessa de 63.600 doses da coronavac, que serão utilizadas integralmente para D2.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Próximo Post

10 Benefícios do Baru: um Excelente Aliado para Nossa Saúde

Em 2017, a castanha de Baru ficou bem famosa nas redes sociais. Várias fitness postaram sobre o consumo desta castanha […]