Nove projetos da rede municipal de Campo Bom participam da Mostratec

Jornal Opinião

A rede municipal de ensino de Campo Bom estará representada na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec) 2021 com nove projetos: três da Educação Infantil e seis do Ensino Fundamental. Esses trabalhos foram classificados na 7ª Mostra da Semana de Ciência e Tecnologia, ocorrida no mês de agosto e organizada pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec). A Mostratec será realizada, na modalidade virtual, na próxima semana, entre os dias 26 e 28 de outubro.

Além da mostra científica, um grupo de professores da rede municipal de Campo Bom participará do 28º Seminário Internacional de Educação Tecnologia (Siet), evento que propõe a discussão das possibilidades de uso de ferramentas tecnológicas no contexto das práticas pedagógicas e das práticas de pesquisa, a partir de experiências exitosas em tempos de pandemia. “Para que nossos alunos possam participar de feiras da grandeza da Mostratec é preciso que se tenha uma ótima estrutura física e profissionais qualificados para orientá-los. Vale ressaltar que, ainda nesta semana, tivemos um aluno da nossa rede municipal mostrando seu trabalho em evento de nível nacional, de Minas Gerais. Isso aumenta nossa convicção de que estamos no caminho certo”, ressalta o prefeito Luciano Orsi.

Para a secretária de Educação e Cultura, Simone Schneider, a participação em um evento como a Mostratec é uma grande oportunidade para os alunos da rede municipal mostrarem seus trabalhos de pesquisa em outros espaços. “Compartilhando seus estudos, eles ampliam e aprofundam conhecimentos, evidenciando a construção do pensamento científico”, diz a secretária.

A Mostratec, promovida pela Fundação Liberato, de Novo Hamburgo, é considerada a maior feira de ciência e tecnologia da América Latina. Neste ano, contará com a participação de 752 projetos de pesquisa. A mostra é destinada a estudantes da Educação Infantil, do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e do Ensino Técnico de todo o país e do exterior.

Confira os trabalhos, por categoria, que representarão o município: 

Categoria A – estudantes da Educação Infantil e Pré-escola

Projeto: Dinossauros: Uma Viagem ao Passado

Escola: EMEF Santos Dumont

Projeto: Detetives Formigantes

Escola: EMEI D. Pedro I

Projeto: Como será dentro do ovo?

Escola: EMEI Arco-Íris

Categoria B- estudantes dos 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental

Projeto: Por que o nosso corpo cresce?

Escola: EMEF 25 de julho

Projeto: Operação: segurança em jogo! Neste jogo o vírus não entra!

Escola: EMEF Emílio Vetter

Categoria C – estudantes dos 4º, 5º e 6º anos do Ensino Fundamental

Projeto: De olho no óleo!

Escola: EMEF Presidente Vargas

Projeto: Cigarras e Libélulas

Escola: EMEF D. Pedro II

Categoria D – estudantes dos e 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental

Projeto: Do papel nasce uma ideia

Escola: Escola Lâmpada Mágica

Projeto: Ideias Para Adiar o Fim do Mundo

Escola: EMEF Santos Dumont.

Próximo Post

Pesquisadores anunciam a descoberta da ocorrência de incêndios na Antártica há 75 milhões de anos

Pesquisadores de diferentes instituições brasileiras em parceria com o Senckenberg Research Institute (Alemanha), apresentam estudo inédito que confirma a ocorrência […]