Óleo de jojoba e seus benefícios incríveis

Jornal Opinião

O óleo de jojoba é bom para a saúde da pele e dos cabelos. Vamos descobrir como usá-lo e qual escolher para maximizar os seus benefícios.

Óleo de jojoba, um produto natural particularmente útil para a saúde da pele e dos cabelos.

Seja para couro cabeludo seco ou lábios rachados, o óleo de jojoba é geralmente uma boa solução natural e saudável. Na verdade, trata-se de uma substância vegetal rica em vitaminas importantes (como a vitamina E) e sais minerais como o zinco.

Além disso, uma das grandes vantagens que este óleo oferece é a de se adaptar a todos os tipos de pele e ser muito leve, não pegajoso e quase inodor.

O óleo de jojoba é extraído da planta do linho (cujo nome botânico é Simmondsia chinensis) nativa das regiões áridas do Arizona, México e Califórnia.

Este remédio natural pode ser usado sozinho ou em combinação com outros óleos (vegetais ou essenciais) para melhorar o seu efeito.

O óleo de jojoba possui ótimas propriedades hidratantes e emolientes e características muito semelhantes ao sebo, o óleo natural que lubrifica nossa pele e cabelos.

É, portanto, um produto natural particularmente versátil e frequentemente usado para promover a saúde e a beleza.

Vamos ver em quais casos você pode usar…

Óleo de jojoba para a pele

Na pele, este óleo vegetal pode ser a solução mais adequada para:

Hidratar

O óleo de jojoba ajuda a tornar a pele macia e firme, graças à grande quantidade de ceramidas que ele contém. É rapidamente absorvido e não deixa resíduos. Isso ajuda a criar uma barreira poderosa que evita a desidratação, e também que alérgenos e poluição penetrem na pele.

Basta usar uma pequena quantidade no rosto e nas mãos antes de dormir ou no início do dia. Também pode ser aplicado como um hidratante no corpo, imediatamente após tomar banho, com a pele ainda úmida.

Tratamento de distúrbios da pele

Aqueles que sofrem de distúrbios da pele, como eczema ou rosácea, podem tentar tratá-los com óleo de jojoba, um remédio que possui propriedades anti-inflamatórias que podem reduzir a vermelhidão causada pela pele seca e problemas dermatológicos. Nesse caso, basta mergulhar uma bola de algodão no óleo e aplicá-la nas áreas a serem tratadas duas vezes por dia.

Para pele oleosa

O óleo de jojoba também funciona bem na pele oleosa, pois impede a secreção de mais óleo do que o necessário, equilibrando a produção do sebo. Para usá-lo para esse fim, primeiro limpe bem o rosto e seque-o e depois esfregue algumas gotas do óleo no rosto e no pescoço.

Reduzir rugas e sinais de envelhecimento

O óleo de jojoba é eficaz no tratamento de rugas e ajuda a dar à pele uma aparência mais jovem. É rico em vitamina E, um poderoso antioxidante que neutraliza o envelhecimento celular. Para obter bons resultados, no entanto, é necessário usá-lo de forma consistente, aplicando-o diretamente no rosto limpo uma ou duas vezes ao dia em pequenas quantidades.

Tratamento da acne

Além de equilibrar a produção de sebo, o óleo de jojoba tem poder antisséptico, por isso é um possível tratamento natural para a acne. Ajuda a impedir que os poros fiquem entupidos e crie cicatrizes nas espinhas. Deve ser aplicado suavemente nas áreas afetadas, deixando-o funcionar a noite toda, enxaguando apenas na manhã seguinte.

Como removedor de maquiagem

O óleo de jojoba tem boas propriedades de limpeza e pode ser usado como removedor de maquiagem e limpador facial. É capaz de remover todos os vestígios de maquiagem.

Para esse efeito, use uma bola de algodão mergulhada no óleo para passá-la no rosto e nos lábios. Depois, os resíduos de óleo devem ser removidos com outra bolinha de algodão úmido.

Óleo de massagem

O óleo de jojoba presta-se bem a ser um óleo base para massagens. Para isso, você pode adicionar algumas gotas de óleos essenciais para torná-lo ainda mais ativo. Absorve rapidamente e promove o fluxo sanguíneo, tornando a pele mais brilhante.

Contra calcanhares rachados

A aplicação regular de óleo de jojoba nos pés ajuda a mantê-los macios e evita o problema de calcanhares rachados. Se você precisar de um tratamento intensivo, poderá aplicar o óleo à noite antes de dormir usando meias. Após a noite, você notará que seus pés já se tornaram mais suaves e macios.

Para manter suas unhas saudáveis

O óleo de jojoba é excelente para o tratamento de cutículas secas e unhas descamadas. O que precisa ser feito nesses casos é simplesmente esfregar uma pequena quantidade nas áreas mais frágeis dos dedos todos os dias após o banho ou de outra forma na pele úmida.

Para barbear e se depilar

O óleo de jojoba pode ser usado antes de se barbear ou depilar, ajuda a evitar cortes e a suavizar a pele. Você também pode aplicar pós, é de fato uma alternativa natural aos pós-barba e a outros produtos para ajudar a aliviar a irritação da pele ao final de uma depilação.

Hidratar os lábios

O óleo de jojoba se presta a ser usado para os lábios, em vez da manteiga de cacau mais comum. Sua estrutura cerosa ajudará a manter os lábios hidratados e a torná-los mais firmes e elásticos.

Prevenir estrias na gravidez

O óleo de jojoba também pode ser útil durante a gravidez, graças à sua capacidade de reduzir e prevenir estrias. Basta esfregar uma pequena quantidade de óleo de jojoba na barriga e nos seios duas vezes por dia durante a gravidez, e também após o parto.

Óleo de jojoba para cabelos

Você pode experimentar os benefícios do óleo de jojoba para o seu cabelo usando-o em casos de:

Cabelo sem brilho

O óleo de jojoba funciona muito bem para dar um novo brilho aos cabelos opacos. Também é capaz de tratar cabelos secos e crespos, ajudando também a evitar danos causados ​​por poluentes e produtos químicos. Pode ser usado para fazer compressas no couro cabeludo e nas pontas, mantendo-o no local por pelo menos uma hora antes de prosseguir com a lavagem normal.

Queda de cabelo

O óleo de jojoba ajuda no caso de perda de cabelo, principalmente se isso ocorre devido ao excesso de sebo que bloqueia os folículos capilares, causando a ruptura do cabelo. Este óleo, além de equilibrar as substâncias gordurosas naturais encontradas em nossos cabelos, promove o desenvolvimento de novas células. Pode ser usado ligeiramente aquecido antes da lavagem, massageando-o bem no couro cabeludo, a fim de melhorar a circulação sanguínea e promover um novo crescimento capilar.

Condicionador

No caso de cabelos opacos e crespos, o óleo de jojoba pode ajudar a melhorar sua consistência e aparência. Apenas massageie-o no couro cabeludo e nos fios, prestando atenção também às pontas. As proteínas e minerais que ele contém permitem que ele atue como um bálsamo natural e torne os cabelos macios e brilhantes. Você também pode misturar uma colher de óleo com o condicionador de cabelo comumente usado.

Couro cabeludo seco e caspa

O jojoba é um excelente hidratante para o couro cabeludo seco e também ajuda no caso de caspa, nutrindo profundamente os poros da pele e equilibrando o pH. Também neste caso, ele deve ser massageado antes de cada xampu e deixado trabalhar por alguns minutos.

Couro cabeludo oleoso

O mesmo óleo também pode ser usado em caso de couro cabeludo oleoso e de caspa oleosa. Como já dissemos, de fato, a jojoba reequilibra a produção de sebo.

Óleo de jojoba, como escolher e onde comprar

Você pode encontrar facilmente o óleo de jojoba em lojas de produtos naturais, farmácias, farmácias de manipulação, bem como em lojas online.

Fonte: greenme

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Próximo Post

Campo Bom aplicou 1.189 segundas doses da Coronavac na quinta e sexta-feira

Campo Bom aplicou 1.189 segundas doses da vacina Coronavac/Butantan, na quinta e sexta-feira (20 e 21), e com isso, reduziu […]