Paratleta sapiranguense representa o estado nos Jogos Escolares Brasileiros no Rio de Janeiro e Paralimpíadas em São Paulo

Jornal Opinião

Qual atleta que não almeja por uma convocação para competições de nível nacional!? Pois a aluna Ketrin Margerl de Godoes, de 14 anos, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Floresta chegou lá! Ela foi convocada, na última semana, para participar do JEBs – Jogos Escolares Brasileiros, que vai até o dia 5 de novembro no Parque Olímpico, no Rio de Janeiro. Ela é a única atleta gaúcha que irá representar o estado na modalidade atletismo. Ketrin, que tem deficiência intelectual, irá viajar já na noite desta quinta-feira, 28 de outubro, acompanhada da diretora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Ana Andrioli.

Ketrin, que mora com a vó, Lidia Braatz, de 68 anos, no bairro Floresta, já está com as malas prontas e promete trazer medalhas. “Fiquei sabendo pela minha vó, fiquei muito feliz, estou ansiosa pela viagem. Vou pensar em toda a minha família quando estiver lá e vou ganhar! Vou trazer medalha!”, garante.

Para a vó, que tem Ketrin como filha, pois a criou desde os 3 anos, ver ela participando dessa competição faz embargar a voz e encher os olhos de água. “Ainda não caiu a ficha. Parece que não é verdade. Nossa, adorei, estou feliz da vida. Ela é uma filha pra mim. Assisti o treino dela e me surpreendi, gostei bastante. E digo pra ela, somente de estar indo pra lá, já é uma vitória, deve ficar feliz por isso também. E ver ela hoje assim, sem tomar remédios, depois de toda a luta que tivemos, é muito bom. E agora, ver ela competindo, só por Deus mesmo”, declarou, orgulhosa.

O dindo, Jean Pierre de Godoes, 28 anos, também comemora, com lágrimas nos olhos, a convocação da afilhada. “Não esperávamos. Se soubesse, já tinha feito ela treinar mais! Mas é uma alegria e tanto. E com certeza vai dar tudo certo e vai trazer alguma medalha pra nós”, disse.

Histórico de vitórias e convocação para as Paralimpíadas Ketrin começou a treinar com 12 anos e foi treinando que descobriu que gostava da modalidade. Ela se destacou em provas de atletismo já em sua primeira participação nos parajogos escolares de Sapiranga, em 2019. A partir daí começou a treinar no projeto de paradesporto e no mesmo ano participou da etapa estadual, quando foi convocada para as Paralimpíadas Escolares Nacionais em São Paulo.
Agora, em 2021, com o retorno gradual do projeto paradesportivo, Ketrin voltou aos treinos e participou do campeonato estadual, o PARACERGS, onde obteve ótimos resultados e foi convocada para participar da etapa nacional das Paralimpíadas Escolares em SP. “A gente percebe a evolução dela. Ela teve um excelente desempenho e por isso que foi selecionada”, salienta Ana.



Cláudia Alfama, educadora física da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades (Faders), valorizou ambas as convocações. “Vocês merecem! Para a Ketrin, participar do JEBs é muito bom, já coloca ela em ritmo de competição para as Paralimpíadas. Aproveitem a viagem!” desejou em conversa com Andrioli.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Próximo Post

Estrada Pedro Wagner tem asfalto concluído e 19 de julho está em andamento

A Estrada Pedro Wagner está com o asfalto concluído no bairro Centenário. O trecho de 730 metros, até a divisa […]