Prefeito, deputado e secretários prestigiam última sessão de maio

Jornal Opinião

A Câmara de Vereadores de Campo Bom reuniu-se em sessão ordinária em maio pela última vez no fim da tarde de segunda-feira, 31 de maio. Além das deliberações da ordem do dia, os parlamentares também acompanharam manifestações do deputado estadual Issur Koch (PP), do prefeito Luciano Orsi e do Secretário de Meio Ambiente, João Flávio da Rosa.

Na votação da ordem do dia, duas moções foram aprovadas. Uma das propostas apresenta apelo ao Governo do Estado para que seja flexibilizada a vacinação para mães lactantes. Os vereadores justificam o pedido tende em vista que o leite materno é a única forma de levar algum grau de proteção para bebês menores de dois anos que não estão sendo vacinados e nem podem fazer o uso de máscaras pelo risco de sufocamento, bem como incentivar a amamentação prolongada. A outra moção pede que o Tenente Coronel João Ailton Iaruchewski seja designado comandante DA Brigada Militar do Vale dos Sinos, substituindo o Tenente-Coronel Carlos Daniel Schultz Coelho.

Apresentados pela vereadora Kayanne Braga (PTB), foram aprovados dois requerimentos que solicitam ao Executivo e Polícia Civil, respectivamente, cadastro de pessoas protetoras de animais e instalação de cartório especializado na investigação de crimes contra animais. Requerimento de autoria da vereadora Professora Sandra Orth (PSDB) com solicitação de manutenção de pagamentos de insalubridades para servidores também foi aprovado por unanimidade.

Dois projetos de lei também foram aprovados por unanimidade. Apresentado pelo Poder Executivo, foi avalizada alteração em redação de legislação. A outra proposta foi apresentada pelo vereador Jair Wingert (PP) e sugere que 2022 seja declarado como o ano da cultura pela paz e solidariedade na cidade.

Secretário destaca ações da Semana do Meio Ambiente

Entre as participações da sessão, os vereadores receberam o Secretário Municipal de Meio Ambiente João Flávio da Rosa. O titular da pasta ambiental aproveitou o espaço de manifestação no pequeno expediente para apresentar as ações que serão realizadas na Semana do Meio Ambiente iniciada nesta terça-feira, 01/06. “Para nós que lidamos todo dia com o meio ambiente, essa semana é muito importante”, frisa Rosa. “As atividades programadas são importantes para divulgar e alertar a importância de pensarmos no desenvolvimento econômico sem esquecer do meio ambiente”, completou João Flávio.

Após sua manifestação, acompanhado do prefeito Luciano Orsi e dos demais secretários municipais, João fez a doação de uma muda de árvore para cada vereador. “Queremos que cada um faça o plantio em um local da cidade”, explicou.

Prefeito apresenta proposta de financiamento para reforma e estruturação do Lauro Reus

Além de enaltecer a programação apresentada pelo Secretário de Meio Ambiente, o prefeito Luciano Orsi detalhou aos vereadores o projeto de lei protocolado ainda na tarde de segunda que solicita autorização para contratação de financiamento no montante de R$ 4.400.000,00 (quatro milhões e quatrocentos mil reais), cujo valor será destinado à reforma e aquisição de equipamentos para o Hospital Lauro Réus”. Com esse financiamento queremos fazer obras na emergência do hospital e também estruturar esse setor. Nós temos uma carência nesses espaços e isso gera uma certa apreensão de todos”, cita Luciano. “Vamos ampliar os consultórios, laboratório, enfim queremos dar uma maior comodidade para a população que utiliza os serviços do hospital”, completa Orsi.

Deputado Issur Koch anuncia emenda para saúde do município

A sessão contou ainda com a presença do deputado estadual Issur Koch (PP). Na oportunidade, o parlamentar anunciou a liberação de emenda no valor de R$ 100 mil para a cidade. “Recebi essa notícia hoje a tarde que a Secretaria da Fazenda faria o depósito na conta do município ainda hoje (ontem)”. Enquanto acontecia a manifestação de Issur, o Secretário Municipal de Finanças, Nilson Parnow, confirmou que o valor já havia sido depositado. “Essa emenda é destinada ao Hospital Lauro Reus para qualificar ainda mais o atendimento da comunidade”, ressaltou Issur ao lembrar que a indicação dos valores foi proposta pelos vereadores do partido PP, Jair Wingert e Alexandre Hoffmeister. “Somos parceiros do município em todas as demandas estaduais, com contato direto com os vereadores Jair Wingert e Alexandre Hoffmeister e o prefeito Luciano Orsi”, frisou o deputado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Próximo Post

Prefeitura promoveu Reunião Pública do Conselho Gestor do Fundo de Bem-Estar Animal

A Reunião Pública que tratou sobre a indicação de representantes para o Conselho, promovida pela Prefeitura de Sapiranga, ocorreu na […]