Prefeitura de Sapiranga entrega cerca de 15 toneladas de alimentos do PAA

Jornal Opinião

A Secretaria Municipal de Agricultura divulgou um balanço das ações do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), realizadas no primeiro semestre de 2021, para o fornecimento de alimentos às famílias em situações de vulnerabilidade social e insegurança familiar. A Secretaria entregou 14.976 quilos de alimentos, como laranja, limão, bergamota, moranga, feijão, batata inglesa, cebola e aipim.
O secretário municipal de Agricultura, Valdes Cavalheiro de Araújo, destaca o acréscimo de demanda por frutas neste primeiro semestre do ano, além do número de agricultores participantes do programa que  agora são 44. Eles fornecem os alimentos do programa. Somente no fornecimento de frutas cítricas foram mais de 4 toneladas.
“Neste primeiro semestre conseguimos fazer com que os produtores entregassem um número considerável de frutas. A iniciativa também foi uma forma de ajudar quanto as perdas de frutas em virtude da falta de comercialização. Com o PAA e o trabalho da Secretaria de Agricultura articulado com a Secretaria de Assistência Social, os produtores têm uma ótima oportunidade para fornecer as frutas e aumentar a renda.”

Nesse processo de parceria, a Secretaria de Assistência Social administra o programa com o Governo Federal e a Secretaria de Agricultura fica encarregada pela organização do fornecimento de alimentos junto ao grupo de agricultores. A entrega ocorre na sede da Assistência Social.
A forma de execução do programa, por Termo de Adesão, proporciona maior continuidade e facilidade na operação. Os agricultores recebem recursos diretamente, por meio de cartão bancário. O Governo Federal é quem faz o depósito na conta do produtor.

Incentivo
Recentemente, a Secretaria Municipal de Agricultura realizou a entrega de 278 mudas de árvores frutíferas (laranja, bergamota, ameixa, figo, caqui e maçã) para agricultores cadastrados que levaram para plantar em suas propriedades. A Prefeitura de Sapiranga fornece subsídio de até 50% do valor total das mudas para a aquisição por parte dos agricultores.
“Isso mostra como esse incentivo traz resultados. É uma corrente, você incentiva hoje a compra das mudas frutíferas e amanhã o produtor está realizando a entrega das frutas. Sem o PAA e o trabalho das secretarias de Agricultura e Assistência Social, os produtores não teriam a chance de entregar uma quantidade tão grande de alimentos”, finaliza o secretário Valdes de Araújo.

Produtos mais entregues ao PAA
– Laranja: 1.709 kg
– Bergamota: 1.607 kg
– Limão: 846 kg
– Moranga: 2.949 kg
– Feijão: 2.195 kg
– Batata Inglesa: 2.026 kg
– Cebola 1.895 kg
– Aipim 1.749 kg

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Próximo Post

SMED lança projeto inovador e aperfeiçoa processo de aprendizagem

A Secretaria Municipal de Educação (SMED) acaba de lançar o projeto, ousado, “-(L)imitações +Aprendizagem”, para engajar escolas, secretaria, alunos e […]