Procon atende de forma presencial, online e através do telefone em Sapiranga

Jornal Opinião

Os atendimentos do Procon de Sapiranga durante a pandemia de Covid-19 estão acontecendo de forma presencial, online e através do telefone. São três atendentes trabalhando e o setor recebe uma pessoa por vez, no máximo. Todos os cuidados sanitários estão sendo tomados, como a higienização de cadeiras e de objetos após o atendimento.

No Dia do Consumidor (celebrado nesta segunda-feira, 15 de março), a coordenadora do setor, Lúcia dos Santos, conta como funciona esse espaço especialmente preparado para atender na proteção dos direitos dos cidadãos. “As pessoas chegam ao Procon muito nervosas e preocupadas em solucionar sua situação. Após ouvir sobre o ocorrido e de receber as denúncias, o Procon tenta resolver a situação através de um acordo entre fornecedor e consumidor, para que não seja necessário encaminhar o caso à Justiça.”

Depois das intervenções do Procon e dos problemas terem sido resolvidos, muitos consumidores ligam para agradecer o atendimento e a atenção que os atendentes tiveram com os casos. A munícipe Marilei Alves de Ávila, que estava enfrentando problemas com a escola de cursos profissionalizantes do filho teve seu caso solucionado pelo Procon.

O CASO

O jovem viu que o curso não era o que ele esperava e quis desistir. Dona Marilei resolveu cancelar e a escola não autorizou por conta do contrato, e disse a ela que, caso optasse pelo cancelamento, uma multa seria aplicada, a qual ela não tinha condições de pagar naquele momento. Desesperada, Marilei resolveu ir ao Procon e a situação foi resolvida em menos de uma semana.
O Procon entrou em contato com a escola, efetuou a quebra do contrato e solucionou o problema, baixando o valor da multa em mais da metade. “Fiquei muito satisfeita, pois o Procon fez todo o processo e resolveu a situação muito rápido”, disse Marilrei. Ela também elogiou o atendimento e relatou que foi muito bem tratada pelos funcionários. “Eles estavam realmente empenhados em me ajudar e fizeram o possível.”

ATENDIMENTO

O Procon tem como objetivo orientar e resolver a situação do consumidor perante o fornecedor prestando esclarecimentos ou caso sinta-se lesado, fazer valer os seus direitos. Caso haja um acordo, a empresa já conversa diretamente com o consumidor para efetuar o estorno e solucionar o caso. Se não houver acordo, o consumidor tem a opção de desistir do processo ou de levar a solicitação adiante, encaminhando a reclamação ao fórum. Em sua maioria, as lojas oferecem acordo e a circunstância é resolvida facilmente. Já os casos de golpes realizados na internet são encaminhados direto para a Justiça, pois não possuem uma empresa remetente.

FISCALIZAÇÃO

O Procon também realiza a fiscalização de estabelecimentos que não estão cumprindo com as regras previstas no Código de Defesa do Consumidor. Quando o setor recebe ligações relacionadas a esse assunto, os atendentes entram em contato com a Prefeitura de Sapiranga e vão com um fiscal até o local averiguar a situação.

DENÚNCIA

Caso o consumidor tenha alguma denúncia ou tenha sido vítima de um golpe em uma compra pela internet, ele pode comparecer ao Procon, localizado no interior da Câmara de Vereadores (Avenida João Corrêa, 808), das 12h30 às 18h30, ou entrar em contato pela internet. As denúncias em relação ao descumprimento do Código de Defesa do Consumidor também podem ser feitas online, através do e-mail procon@sapiranga.rs.gov.br e por telefone ou Whatsapp, pelo número (51) 3599-9546.
Muitos problemas são solucionados por telefone. A pessoa pode enviar as fotografias dos documentos ao Procon, faz o relato do ocorrido e o setor já entra em contato com a empresa para fazer o intermédio da situação.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Próximo Post

Vereadores de Sapiranga votaram 10 Projetos de Leis na 7ª Sessão Ordinária do ano

Na tarde desta terça-feira, (16/03), ocorreu a 7ª Sessão Ordinária de 2021. Diversos Projetos de Leis foram votados, entre eles, […]