Procon de Sapiranga alerta para golpe por operações no Pix

Jornal Opinião

O Procon de Sapiranga chama atenção para ocorrências de golpes através de transferência via Pix. De acordo com o Procon, o golpe envolve receber uma mensagem no Whatsapp de uma pessoa alegando ter enviado um Pix por engano. O golpista então solicita um reembolso do valor da transação (sendo que ela não foi efetuada) e sequestra os dados da conta.

O Pix é uma possibilidade de pagamento eletrônico originado pelo Banco Central a fim de viabilizar pagamentos imediatos. Ele funciona 24 horas, sete dias por semana, entre instituições financeiras. Suas chaves de transação (conhecidas como chaves Pix) podem ser cadastradas utilizando os números do telefone celular, CPF ou endereço de e-mail do usuário, também é possível gerar uma chave aleatória (sequência alfanumérica gerada aleatoriamente).

“São diversos atendimentos nessa área. Estamos ligando para os bancos e os mesmos informam que o golpe tem sido recorrente. Inclusive, existem pessoas que não tem o Pix cadastrado, no entanto recebem a mensagem e fazem a transferência de maneira normal”, alerta a coordenadora do Procon, Lúcia Santos.

O Procon orienta a população fazer contato e verificar a identidade dessas mensagens (para saber com quem a pessoa está conversando no Whatsapp). O Programa de Defesa do Consumidor sapiranguense atende pelo telefone 3599-9549 ou na sala que fica na Avenida João Corrêa, 808 – Centro. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 18h30.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Próximo Post

Dupla é detida por tráfico em Sapiranga

Na tarde desta terça-feira (22/06), dois homens com 21 e 22 anos, foram presos por tráfico de entorpecentes, na rua […]