Programa de Resistência às Drogas e à Violência forma 376 alunos

Jornal Opinião
maior_premiacao_site
A tarde desta segunda-feira, 21 de novembro, foi de solenidade de formatura dos alunos do 2.º semestre de 2016 do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) em Sapiranga. Foram 376 formandos no projeto que é realizado pela Brigada Militar (BM) em parceria com a Prefeitura de Sapiranga por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed). A solenidade ocorreu no Centro Municipal de Cultura Lucio Fleck e contou com a presença da prefeita Corinha Molling. Ela conversou com os alunos e destacou: “É em casa que se começa a cidadania, por isso é necessário que vocês levem esses ensinamentos às suas famílias, e sempre respeitem sus pais e suas mães, e também os professores. Hoje estamos formando cidadãos”.
CONSCIENTIZAÇÃO
Na abertura da cerimônia, a Banda da Brigada Militar apresentou músicas populares contando com a participação dos alunos, entre eles o pequeno Roniel Mariano Rolin, 12 anos, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Anita Lydia Wingert, que teve o seu momento de maestro regendo o conjunto. Para os alunos, participar do Proerd foi uma experiência conscientizadora. A estudante Rafaela Stein Macedo, 11 anos, afirmou que o ensinamento mais interessante foi o efeito das drogas e do álcool no organismo humano. A aluna da EMEF Pastor Rodolfo Saenger relata que a mensagem que fica é que “não podemos mexer com drogas pois elas são perigosas”.
Além de celebrarem a conclusão da participação no projeto com a professora do Proerd Fernanda Simone Lemos Razeira, os alunos conferiram uma apresentação de taekwondo com a equipe da Academia Constante Taekwondo Clube Sapiranga, organizada pelo instrutor Miguel José Constante, e que também tem projetos junto à Rede Pública sapiranguense. Depois das apresentações, os alunos fizeram o seu juramento, comprometendo-se a combater e evitar as drogas e violência.
HOMENAGENS E PREMIAÇÕES
Não só a formatura foi celebrada durante a solenidade, mas também a parceria com as diretoras das sete escolas que receberam o Proerd no segundo semestre de 2016. As educadoras receberam uma homenagem em forma de presente como agradecimento pela dedicação e apoio ao projeto. E os alunos receberam premiação especial pelas melhores redações feitas para o concurso temático do projeto. Foram 14 alunos selecionados, que receberam como prêmio cursos de informática e de inglês. As três primeiras colocadas, as alunas Kauana Wenites Dinarte, da EMEF Rubaldo Emílio Saenger (1.º lugar), Ana Júlia Bueno, do CME Dr. Décio Gomes Pereira (2.º) e Fernanda Araújo Fortes, da EMEF 1.º de Maio, (3.º), levaram para casa uma bicicleta como prêmio pelos seus textos.
Também participaram da formatura o capitão João Cesar Verde Selva (representando o comandante do 32.º Batalhão da BM, major João Ailton Iaruchewski); o coordenador do Proerd em Sapiranga, tenente Carlos Norberto Guerin da Silveira; a supervisora pedagógica do Setor de Projetos da Smed Giovana Canani (representando a secretária de Educação Maria Fátima de Souza) e o secretário do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro) Olavo Thiele. Falando em nome da Brigada, o capitão João Cesar Verde Selva também ressaltou os ensinamentos passados e disse que os alunos formandos “são sementes que queremos cultivar” e que aqueles estudantes representavam um futuro melhor”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Próximo Post

Avião com equipe da Chapecoense cai na Colômbia e deixa mortos. Há ao menos 75 mortos e 5 sobreviventes

O avião que transportava a delegação da Chapecoense para Medellín, na Colômbia, sofreu um acidente na madrugada desta terça-feira (29), […]