SAPIRANGA 66 ANOS – O Jornal O FERRABRAZ foi fundamental na divulgação das ações em prol da emancipação de Sapiranga

Jornal Opinião

O Jornal O FERRABRAZ foi fundamental para a Emancipação de Sapiranga. O impresso foi editado na cidade do final da década de 1940 até os anos 1970. No período pré-emancipação divulgou as reuniões, articulações e ações realizadas para possibilitar a criação e emancipação do município de Sapiranga.

Este é com certeza um conteúdo de riquíssimo valor, pois traduziu o sentimento e o desejo da população de Sapiranga e de homens que sonharam, se organizaram e lutaram com o firme propósito de construir um município pujante. Acompanhe as manifestações do primeiro prefeito de Sapiranga, Edwin Kuwer e perceba os nobres sentimentos que nutriam o trabalho dos nossos emancipacionistas.

Edição de Maio de 1953 – Pela Emancipação de Sapiranga

PARTE DO TEXTO PUBLICADO NA EDIÇÃO DE MAIO DE 1953 DO JORNAL O FERRABRAZ – Talvez em todo o País, não se tenha conhecimento de outro caso idêntico ao de Sapiranga, que qualificamos de inédito nos anais da nossa história. Fazemos referência ao fato sublime mesmo, encantador e altruístico do povo de Sapiranga que, em se tratando do seu bem estar, não conhece barreiras partidárias, não sabe se existem diferenças de classe ou de credo religioso, porque, unido num só coração, coeso como um só bloco indivisível e infraturável, se uniu para combater o bom combate da sua emancipação política.
Inédito, sim, é o caso de todos os partidos de um aglomerado de pessoas, através de seus partidos se unirem, e juntos se dirigirem à Assembleia Estadual, para, cada partido com o seu líder, tratar, em verdadeira ’távola’ redonda de tão magno assunto.

Edição de Maio de 1953 – Movimento Emancipacionista

… o Senhor Frederico Brusius Neto e o então deputado Jacob Kroeff Neto foram autorizados pela comissão local a se entenderem sobre o assunto com (…) Borges de Medeiros, preclaro Presidente do Estado. (…) então declarou a essa comissão que não era possível inteirar as divisas distritais, depois de feito o novo município, porém, que Sapiranga, não se apoquentasse pois, Sapiranga, seria, em futuro muito breve não anexado a Novo Hamburgo, porém, por força de circunstâncias se havia de tornar em município próprio.

Edição de Dezembro de 1953 – Salve Sapiranga Emancipada

Carta aberta a Sapiranga

A vinte e oito de fevereiro será instalada a comuna de Sapiranga, município criado por Lei Estadual n° 2529 (de 15 de dezembro de 1954, na gestão do governador General Ernesto Dornelles). O ato governamental reveste-se de suma importância para a população da progressista localidade, que, de março em diante, marchará frente à sua maioridade recém adquirida em busca de sua emancipação econômica, financeira e social. Perde São Leopoldo um filho dileto, para dar ao Brasil mais um núcleo municipal que, por todos os fatores, está fadado a marcante sucesso no cenário nacional.

Edição de Janeiro de 1953 – Carta Aberta à Sapiranga

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Próximo Post

SAPIRANGA 66 ANOS - Os Primeiros Candidatos a Prefeito de Sapiranga e a eleição

Nas primeiras eleições de Sapiranga havia, pelo menos, cinco diretórios políticos: Partido Social Democrático, Partido Libertador, Partido de Representação Popular, […]