Sapiranga investe em qualificação para estimular ecossistema de inovação

Jornal Opinião

Proporcionar ambientes favoráveis à criação de grupos de governança, assim como acompanhamento e apoio na execução das ações propostas. A Administração Municipal está trabalhando o município e projetando o futuro por meio do Programa Cidade Empreendedora do Sebrae RS, que busca fortalecer e fomentar oportunidades. A parceria entre a Prefeitura de Sapiranga e o Sebrae foi fortalecida em abril deste ano e incluiu o município na lista das cidades gaúchas que participam ativamente da iniciativa.

A arrancada para uma das mais importantes ações do projeto ligadas ao Eixo de Inovação, um dos quatro pilares do programa, aconteceu no início de mês de agosto. ‘‘Estamos qualificando nossos serviços e implementando estratégias inovadoras que promovem o desenvolvimento e oferecem oportunidades de crescimento à população, visando uma melhor qualidade de vida e a transformação local. Uma cidade tecnológica, inteligente e com várias alternativas para quem quer empreender e é isso que estamos fazendo”, explica a prefeita Carina Nath também destacando que Sapiranga está inserida em um contexto de desenvolvimento, fato que vai ao encontro das qualificações propostas.

Em Sapiranga, as ações do Cidade Empreendedora são articuladas em parceria com a F2 Gestão Empresarial, empresa que desenvolveu a InovaMUN, metodologia para implantação de Ecossistema de Inovação para cidades que buscam otimizar a conexão entre setor público, empresarial, instituições de ensino e sociedade civil.  ‘‘Neste momento, nosso objetivo é sensibilizar e demonstrar aos agentes públicos e das instituições parceiras como soluções compostas podem agregar qualidade e trazer resultados’’, disse o consultor do Sebrae RS, Flaviano Gusmão Júnior. 

Outros dez encontros on-line devem ser realizados até o final de 2021 para cumprir uma carga horária de mais de 30 horas entre consultoria e qualificação no tema ‘‘Ecossistema de Inovação’’. Além disso, será realizada uma missão técnica, para que os participantes conheçam ambientes como o Instituto Caldeira e o Tecnopuc, em Porto Alegre, dois dos espaços mais relevantes para a cultura empreendedora e de inovação no RS. O gerente de inovação do Departamento de Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Sapiranga, Paulo Kayser comemora o momento especial pelo qual passa o município, que  contou com o apoio do Sebrae RS para a consolidação de um marco: a formatação da Lei Municipal de Incentivo à Inovação. ‘‘O projeto está agora em fase de aprovação. A expectativa é a melhor possível.’’

Cidade Empreendedora

Desenvolvido no Rio Grande do Sul desde 2019, o Cidade Empreendedora conta com quatro eixos centrais de atuação: Liderança, Desburocratização, Compras Governamentais e Educação Empreendedora. No primeiro eixo, agentes de desenvolvimento do município participam de cursos, formações e consultorias direcionadas com o objetivo de desenvolver a liderança pública. A orientação para otimizar processos como o de abertura de empresas é o foco do eixo Desburocratização. Compras Governamentais dispõe de soluções para concessões simplificadas e favorecidas aos pequenos negócios nas licitações públicas. O quarto e último eixo, Educação Empreendedora, busca fomentar e oferecer, por meio de oficinas e formações, conhecimentos sobre empreendedorismo e inovação para professores e jovens.

O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa inédita no Rio Grande do Sul para engajar gestores e servidores públicos na melhoria do ambiente de negócios e na promoção das políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios, respeitando suas realidades. O programa tem como objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Próximo Post

Campo Bom sedia etapa do Brasileiro Juvenil Feminino de Handebol

Na próxima semana, entre os dias 7 e 9, Campo Bom receberá a etapa da Região Sul (RS/SC/PR) do Campeonato […]