Vola às aulas em Sapiranga é no dia 10 de fevereiro

Jornal Opinião

Um Documento de orientações foi divulgado pelo Centro de Operações em Emergência para Educação de Sapiranga. Foi constituído pela portaria nº 0220/2021, que determina as orientações para início das aulas presenciais do ano letivo de 2021.

Considerando o Decreto Municipal nº 7134/2021 publicado em 11 de janeiro de 2021, as aulas nas escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Rede Municipal de Sapiranga iniciam no dia 10 de fevereiro de 2021. As demais instituições, da rede estadual e privada seguem calendário próprio. Seguem incorporados a Declaração de Ausência de Sintomas Gripais e a Declaração de Retomada da Aulas Presenciais pelo responsável.

Em nota, a prefeitura de Sapiranga ressalta que todas as medidas foram tomadas de acordo com o posicionamento da Secretaria Municipal de Saúde e embasadas nos Protocolos e monitoramento de controle da propagação do novo coronavírus – COVID-19.

Slides da Secretaria de Educação:

EDUCAÇÃO DE SAPIRANGA 2021:

É tempo de voltar…

O ano de 2020 exigiu de todos os cidadãos do mundo uma ressignificação. Tivemos de enfrentar o desconhecido, manter a calma e a serenidade para enfrentar os desafios e acima de tudo, o medo.

A Educação, assim como os demais serviços, teve de buscar alternativas para realizar seu trabalho da melhor maneira possível. E assim foi feito, com muita dedicação e comprometimento, apesar da distância física, tivemos um ano de novas aprendizagens.

Depois de muito planejamento, troca de ideias e estudos, chegou a hora de voltarmos à sala de aula, com muita responsabilidade e monitoramento contínuo.

Para organização de todos, a Prefeitura Municipal de Sapiranga, através da SMED – Secretaria Municipal de Educação – informa as orientações para o início do ano letivo de 2021. Todas as medidas estão de acordo com as decisões do O COE Municipal – Centro de Operações em Emergência para Educação:

1. COMO SERÁ A ESCALA DE INÍCIO?

– A partir do dia 10/02/21, de forma gradativa, os alunos começam a frequentar a Escola.

– As famílias DEVEM AGUARDAR O CONTATO DA ESCOLA, pois os alunos serão chamados para frequentar a escola por ordem alfabética (conforme chamada de cada turma) e seguindo a escala:

* Turmas de Berçário até JNB: iniciam com 5 alunos e a cada semana serão chamados mais 5 alunos.

* Turmas do 1º ao 9º ano: iniciam com 10 alunos e a cada semana serão chamados mais 5 alunos.

> A 1ª semana corresponde aos dias: 10, 11, 12, 17, 18 e 19 de fevereiro; a partir daí seguimos o calendário normal.

> Enquanto os demais alunos aguardam ser chamados, irão receber atividades “NÃO PRESENCIAIS”, conforme orientação da escola.

2. INFORMAÇÕES ESSENCIAIS:

• Todos os responsáveis devem assinar a Declaração de Responsabilidade – PRESENCIAL ou NÃO PRESENCIAL. Por enquanto, os alunos cujas famílias ainda sintam mais segurança em manter atividades domiciliares, podem optar por este formato, assumindo o compromisso de realizarem as atividades propostas pela Escola.

• Manter telefones de contato atualizados.

• Alunos e funcionários com sintomas gripais devem permanecer em casa e procurar atendimento médico.

• Ficar atento às informações enviadas pela escola e disponibilizadas nos meios de comunicação e redes sociais do município.

• A Vigilância Epidemiológica será comunicada assim que houver 2 ou mais casos POSITIVOS de COVID-19 no mesmo ambiente e serão tomadas as medidas necessárias.

3. PROTOCOLOS OBRIGATÓRIOS:

• Aferição de temperatura na entrada da Escola. Acima 37,5 será encaminhado para sala de isolamento e a família será avisada para ir buscar.

• Somente alunos do Berçário ao JNB (Jardim Nível B) – 0 a 3 anos – NÃO PRECISAM USAR MÁSCARAS. Para as demais faixas etárias o uso é OBRIGATÓRIO.

• Alunos do Ensino Fundamental chegarão na escola e irão direto para sala de aula, assim como os professores. Ficar atento ao horário de abertura dos portões: 7 horas (turno da manhã) e 12h40min (turno da tarde).

• Haverá horário de escalonamento para recreio, merenda e demais atividades, sempre evitando aglomerações.

• Alunos devem levar sua garrafinha de água e NÃO PODEM COMPARTILHAR MATERIAIS.

• Todas as escolas receberam os EPIs.

4. TRANSPORTE ESCOLAR (Conforme Nota Informativa COE/SES RS nº 19 de 24/08/21):

• O aluno deve apresentar diariamente, antes do embarque, uma auto declaração de ausência de sintomas gripais (a escola fornecerá para os alunos).

• Usar máscara durante o trajeto e na escola; Não comer e/ou beber durante o trajeto.

• Será disponibilizado álcool gel para os alunos na entrada no ônibus e será feita a aferição de temperatura no embarque; caso a temperatura estiver acima de 37,5 o aluno não entrará no ônibus.

Estamos ansiosos pelo retorno, mas precisamos unir os esforços para que tudo ocorra da melhor maneira possível. A Escola tem compromisso pedagógico e quer realizar sua tarefa com total qualidade e eficiência. Contamos com o apoio dos pais, responsáveis e alunos, para que todos cumpram as recomendações.

O retorno será monitorado semanalmente pelo COE Municipal, sempre em parceria com a Secretaria de Saúde. Caso seja necessário será reavaliado e reorganizado, sempre mantendo nosso compromisso com a Educação e a segurança sanitária de todos.

Segue o link dos Slides

https://www.canva.com/design/DAEVlCZqdks/mdhByMljU2K72PNygwosSw/view?utm_content=DAEVlCZqdks&utm_campaign=designshare&utm_medium=link&utm_source=viewer

Próximo Post

Bombeiros de Campo Bom recebem veículo novo

Um veículo Chevrolet, modelo Onix Turbo, foi entregue ao Corpo de Bombeiros de Campo Bom na tarde desta quarta-feira (10). […]