Abertura do Ano Letivo 2022 é marcada por palestra para professores municipais de Sapiranga

Jornal Opinião

Emoção, reflexão e muita alegria. Esses foram os ingredientes no evento de abertura do ano letivo 2022, no Centro Municipal de Cultura Lucio Fleck, que ocorreu nesta sexta-feira, 18, para professores da Rede Municipal de Ensino de Sapiranga.

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, planejou a cerimônia oficial de abertura do ano letivo para educadores em duas etapas, sendo a primeira delas no período da manhã e a segunda durante a tarde. A recepção dos professores ocorreu com muito entusiasmo no saguão do Centro de Cultura, que teve o ápice com a palestra motivacional de Eduardo Shinyashiki, com o tema Competências Socioemocionais na Educação e na Vida do Educador.



CERIMÔNIA

A solenidade de boas vindas aos professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental de Sapiranga foi aberta pela prefeita Carina Nath e pela secretária municipal de Educação, Cláudia Kichler. Cláudia agradeceu a presença dos professores e desejou um ótimo ano letivo. “Após dois anos de desafios queremos refletir sobre o que nos move e pensar: O que o nosso coração diz nesse início de ano letivo, e o que torna a gente mais feliz? Dentre tantas escolhas que fazemos no dia a dia, uma delas é a nossa profissão de professor. O convívio diário com os colegas, as dificuldades, as realizações, os abraços. É isso que nos move? Nós somos os profissionais da Educação de Sapiranga, e o amor pela nossa profissão nos move a ter excelência nas nossas atitudes e escolhas.” Em seu pronunciamento, Cláudia também destacou o desempenho dos docentes visando conquistas para os alunos. “A qualidade na educação que tantos almejamos vem com profissionais comprometidos com o ensino aprendizagem, e vocês são esses profissionais. Obrigada pelo teu comprometimento, professor. Desejo um excelente ano letivo para todos nós!

A prefeita Carina iniciou sua fala agradecendo a presença da vereadora Olivia Steigleder, do palestrante Eduardo Shinyashiki, e também dos professores. Carina ainda disse que o vice-prefeito não pode comparecer ao evento devido a outro compromisso, mas deixou um abraço. “Esse era o momento que eu mais esperava. Hoje, quando eu entrei aqui, eu entendi porque. O bom dia, o abraço, uma energia muito boa! Eu poderia falar de muita coisa: de educação, de psicologia, de administração, mas não. Esse momento é para agradecer vocês, agradecer por terem se mantidos firmes no ano passado frente a pandemia. Enquanto todo mundo corria, vocês tinham que dar conta do on-line, do presencial, da família dos alunos, da família de vocês e de toda a comunidade escolar.” Carina também frisou a importância da amizade e do cuidado com as pessoas. “Também quero agradecer por vocês terem cuidado, educado e alfabetizado tantas crianças e que hoje exercem várias profissões. Meu muito obrigada também para o teu colega, que quando você estava cuidando dos alunos de várias famílias, esse teu colega estava cuidando do teu filho. Então, eu queria dizer uma coisa para vocês. Olha para o teu colega ao lado e diga: Muito obrigado!

PALESTRA

O escritor, mestre em neuropsicologia e estudioso do poder da mente humana, Eduardo Shinyashiki, palestrou sobre como adquirir e aplicar efetivamente os conhecimentos, atitudes e habilidades necessárias para compreender e gerir emoções, definir e atingir metas, sentir e mostrar empatia com os outros, estabelecer e manter relações positivas e tomar decisões responsáveis.

COMEÇO DAS AULAS

Mais de 12 mil alunos estarão em sala de aula na próxima segunda-feira, 21 de fevereiro. As escolas municipais de Ensino Infantil e de Ensino Fundamental de Sapiranga já se prepararam para receber a comunidade escolar. Inclusive, algumas estão recebendo melhorias, como por exemplo, de adequação à acessibilidade e de remodelação da rede elétrica. Somados, os investimentos com as obras chegam ao valor de R$ 793.946,11, com recursos próprios da Prefeitura.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Próximo Post

Prefeitura não terá atendimento nos dias 28 de fevereiro e 1.º de março

A Prefeitura de Sapiranga informa que nos dias 28 fevereiro (feriado municipal de aniversário) e 1º de março (ponto facultativo […]