Ações voltadas para saúde da comunidade na manhã de sábado em Sapiranga

Jornal Opinião

A Prefeitura de Sapiranga, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou ações voltadas ao cuidado com a saúde da mulher como a coleta do pré-câncer, o teste rápido e o encaminhamento para mamografia; para combater o avanço do coronavírus; além do Dia D de Vacinação para atualização da caderneta de vacinação das crianças e adolescentes até 15 anos.

“Os postos estão bem organizados, todos eles com a temática do Outubro Rosa, esperando a população que está indo em grande número fazer o pré-câncer, verificar se a vacinação está em dia e para receber as doses da vacina contra a Covid-19. Isso é muito bom, a comunidade realmente dando um retorno para as ações que a Secretaria de Saúde vem fazendo”, destacou a prefeita Carina.

Ações da Saúde neste 16 de outubro

No sábado um mutirão de consultas aconteceram nas Unidades de Saúde, das 7h30 às 12h. Foram oferecidos serviços de teste rápido para doenças transmissíveis (HIV, Sífilis, Hepatite C e Hepatite B), coleta de CP (exame pré-câncer), solicitação de mamografias e pesagem do Programa Social Bolsa Família.  A Unidade de Saúde Especializada (USE)  também abriu das 7h30 às 12h, oferecendo atendimento de neurologia, dermatologia, traumatologia e ortopedia.

Também neste dia 16, ocorreu o Dia D de Vacinação para atualização da caderneta de vacinação das crianças e adolescentes até 15 anos. Dentre as vacinas que estavam disponíveis nos postos na campanha: BCG, Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, rubéola, caxumba), Tetraviral (Sarampo, rubéola, caxumba, varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela,Meningocócica ACWY e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

Já a vacinação contra a Covid-19 aconteceu das 7h30 às 12h, no Parque Municipal do Imigrante e nos postos de saúde com a aplicação da 1ª, 2ª e dose de reforço.

A ação contou ainda com a presença de estudantes de nutrição da Universidade Feevale, que se juntaram as equipes da Secretaria de Saúde nas unidades de saúde para falar com a comunidade sobre a importância da alimentação saudável neste 16 de outubro, comemora-se o Dia Mundial da Alimentação.   

Próximo Post

3.ª etapa do Campeonato Gaúcho de Bicicross 2021 agitou Sapiranga neste domingo, 17

Neste domingo, 17 de outubro, competidores de várias localidades do Estado do Rio Grande do Sul participaram das provas da […]