Agentes de saúde e de combate a endemias atuam em mutirão contra a dengue

Jornal Opinião

O setor de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde segue atuante em ações de combate à dengue em Sapiranga. O mutirão, que iniciou na última semana pelo bairro Amaral Ribeiro, agora passa pelas residências do bairro Oeste, com sequência nas localidades com casos suspeitos da doença. Para o sucesso das ações de combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti, é essencial que a comunidade permita a vistoria em seus pátios. A cidade apresenta nesta segunda-feira, um quadro com 16 casos confirmados para a dengue, enquanto 17 suspeitos aguardam exames.

Com o objetivo de eliminar os criadouros potenciais para o Aedes, os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias estão visitando residências e fazendo vistoria nos pátios das residências. Também estão sendo recolhidos depósitos inservíveis que possam ser focos, como pneus, garrafas de vidros, lonas e louças de banheiro que acumulam água e que estão em situação de descarte irregular.

Sintomas

Os sintomas mais comuns da dengue incluem febre alta, dores musculares intensas, mal-estar, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo. Em caso de apresentar tais sintomas, deve ser procurando atendimento médico junto a unidade de saúde mais próxima.

Atenção

– não deixe água parada;
– ponha areia nos pratinhos das plantas;
– mantenha a caixa d’água fechada e limpe-a frequentemente;
– coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada;
– remova folhas e galhos das calhas;
– mantenha latas e garrafas com a boca para baixo;
– pneus velhos devem ser guardados em locais cobertos;
– não deixe água acumulada nas bromélias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Próximo Post

Servidores da rede de saúde participam de capacitação

A tarde da última sexta-feira, 18, foi de capacitação para 15 profissionais da rede de saúde do Município. Os servidores […]