Alunos de Sapiranga desenvolvem aplicativo para celular que aborda a ansiedade

Sapiranga está sendo representada na 20ª Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (FEBRACE), que ocorre neste ano em formato online. Os estudantes Iago Wolff Gallas e Rafaela Fröhlich Duarte, do 9º ano do Centro Municipal de Educação (CME) Érico Veríssimo, localizado no Bairro Oeste, desenvolveram o aplicativo para celular Desvendando a Ansiedade, sob orientação da professora de geografia Vanderlize San Martins de Lima. 

O projeto F41: O mal do século XXI foi desenvolvido no CME Érico Veríssimo. Trata-se de um aplicativo que aborda a ansiedade, onde são explicados seus principais sintomas, como tratar, onde e quando buscar ajuda, além de um teste sobre os seus níveis. Os estudantes ainda contaram com a ajuda do Departamento de Tecnologia e Informação da Prefeitura, que orientou sobre a plataforma que deveria ser utilizada. Os alunos também tiveram o acompanhamento de uma psicóloga e a ajuda do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

Sobre o tema escolhido, a estudante Rafaela explica que, por ter sido diagnosticada com ansiedade, acredita que poderia ajudar outros adolescentes que passam pela mesma situação, principalmente no período da pandemia de Covid-19, quando se notou um agravamento de crises de ansiedade em jovens.

No ano passado, o projeto já foi premiado na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (MOSTRATEC), Feira Municipal Integrada (FEMINT), Multifeira, e em abril participará da Fitec Brasil.

FEBRACE 

Na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), o trabalho está concorrendo na categoria Ciências da Saúde. A escolha ocorre por meio de voto popular, que pode ser feito até sexta-feira, 25, através da visualização do vídeo.

Acesse o link para assistir: Feira Virtual de Ciências e Engenharia | F41: O mal do século XXI.

O aplicativo Desvendando a Ansiedade está disponível na Play Store para download, através do link Desvendando a Ansiedade – Apps on Google Play

2 thoughts on “Alunos de Sapiranga desenvolvem aplicativo para celular que aborda a ansiedade

  1. Muito importante o reconhecimento do trabalho e cotribuição dos estudantes para com a sociedade em que estão inceridos. O app é uma das maiores ferramentas da tecnologia nas mãos da nova geração. Desde que fiz meu curso de TI constatei o quanto os apps podem ser úteis e acessíveis à toda a população, tanto como potencial de mercado tecnológico, quanto cultural e social. Deve ser cada vez mais incentivado esse tipo de atividade nas escolas. E fazer parte inclusive como matéria interdisciplinar. Parabéns aos estudantes Iago e Rafaela pela iniciativa. Que as outras escolas não apenas aplaudam, mas sigam o exemplo. “Idéias e somente idéias, iluminam a escuridão.” – Mises –

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Próximo Post

Segundo aviário de Sapiranga entra em reta final de conclusão

Mais um sonho que se torna realidade com o apoio da Administração Municipal e, dessa vez, para um produtor sapiranguense. […]