Anos finais do Ensino Fundamental retornam às aulas nesta segunda em Campo Bom

Jornal Opinião

Nesta segunda-feira (10), retornam às aulas as turmas de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, nas escolas da rede municipal de ensino de Campo Bom. A Educação Infantil e até os 5º anos do Fundamental já haviam voltado na segunda-feira da semana passada.  Como a secretária de Educação e Cultura, Simone Schneider, já destacou, o retorno está acontecendo nos mesmos moldes previstos para a abertura do ano letivo, em fevereiro. Nas salas de aula é respeitado o distanciamento de um metro e meio entre as classes, para impedir o contato próximo entre os alunos. Os estudantes estarão na escola em apenas um turno, o restante da carga horária será complementado com atividades remotas.

A modalidade de 6º a 9º anos tem um formato um pouco diferente. As turmas foram divididas em Grupo A e Grupo B: o Grupo A tem aulas presenciais todos os dias de uma semana e o Grupo B tem aulas remotas. Na outra semana se inverte, o B tem aulas presenciais e o A remotas. Este formato foi organizado junto aos professores da rede municipal, por uma comissão de professores e diretores.

“Nesta segunda, daremos mais um passo importante na retomada das aulas, pois nossos adolescentes estarão voltando para a sala de aula. Eles vão chegar cheios de energia, ansiosos, curiosos e certamente com um tanto de saudade que vão tentar disfarçar. Típico da idade. Mas a gente sabe que este momento é de expectativa, pois vai exigir de todos uma nova adaptação”, diz a secretária, ressaltando que todas as equipes de profissionais da educação estão preparadas e capacitadas para conduzir este momento com maestria. “As escolas estão organizadas para receber os alunos e acolhê-los com todos os protocolos sanitários exigidos. Assim, meu desejo para esta segunda, e daqui para frente, é que o frio na barriga se repita a cada segunda-feira, com cada superação diária, com cada resultado alcançado ao longo das semanas, até vencermos mais este ano atípico. Uma ótima retomada presencial a todos”, desejou Simone Schneider.

O prefeito Luciano Orsi, que semana passada conferiu o retorno às aulas dos pequenos, com visita à Escola Edmundo Strassburger, ressalta o sentido que tem essa retomada das atividades presenciais, tanto para os profissionais da educação quanto para as crianças e adolescentes. “Embora as atividades escolares não tenham parado, pois desenvolvemos um ótimo sistema de aulas remotas, esse distanciamento físico das escolas, por mais de um ano, vinha sendo sentido por todos. É muito bom ver a alegria e emoção de profissionais da educação, alunos e pais de alunos”, ressalta o prefeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Próximo Post

Campo Bom segue com vacinação na terça (11) nas pessoas com comorbidades para quem tem 18 anos completos ou mais.

Na terça-feira (11), serão atendidas pessoas com comorbidades, com imunizante da Astrazeneca/Fiocruz, no drive-thru no Complexo do CEI e no […]