Antecipação do 13º salário dos aposentados pode impulsionar vendas do varejo gaúcho

Jornal Opinião

Autorizada pelo Governo Federal através da publicação de decreto no Diário Oficial da União desta quarta-feira (05/05) a antecipação do 13º salário de aposentados e pensionistas do INSS é uma medida que pode representar mais um desafogo para as combalidas finanças dos varejistas gaúchos nos próximos dois meses.

– Vivemos um momento em que uma injeção expressiva de recursos na economia como a que vai acontecer com o pagamento do 13º salário em duas parcelas nas folhas de maio e junho significa uma perspectiva animadora para o varejo do Rio Grande do Sul. Estimamos um incremento de até R$ 4 bilhões na economia gaúcha, com cerca de 60% a 65% deste valor sendo destinado ao consumo e o restante aplicado na quitação de débitos e recuperação de crédito pelos consumidores – ressalta o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch.

O pagamento do 13º salário será feito em duas vezes, com a primeira parcela correspondendo a competência maio e sendo paga entre 25 de maio e 8 de junho e a segunda, valendo para a competência junho, com pagamento de 24 de junho a 7 de julho.

– A exemplo do que ocorreu em 2020, essa medida que o Governo Federal adota é muito importante. Ainda mais em um momento no qual as atividades econômicas estão permitidas com mais flexibilizações, o inverno se aproxima e a bolha de consumo que está freada há alguns meses parece estar se aquecendo novamente. Esse reforço financeiro e a chegada dos dias mais frios deve ter um reflexo muito bom nas vendas do chamado setor mole (vestuário e calçados), que enfrenta perdas de até 50% desde março de 2020 – lembra Vitor Augusto Koch.

Com essa boa perspectiva, é importante que os lojistas estejam preparados e focados para vender, ofertando qualidade no atendimento e produtos com preços adequados ao orçamento das famílias gaúchas. Além disso, é bom estarem cientes de que boa parte dos consumidores deverá optar por fazer compras à vista ou utilizando o crediário próprio das lojas.

Os aposentados também devem planejar a melhor estratégia para utilizarem os recursos oriundos da antecipação do 13º salário, seja renegociando dívidas ou efetuando novas compras. A principal delas é observar sua capacidade de pagamento mensal, para não criar débitos que não podem ser quitados futuramente. E, também, lembrar que com esta antecipação, o pagamento no final do ano não será efetuado.

No Brasil, a projeção do Ministério da Economia é de que cerca de R$ 53 bilhões sejam injetados na economia nacional. A primeira parte do 13º salário corresponde a 50% do valor do benefício e será distribuída juntamente com os outros benefícios do mês de maio, entre os dias 25 de maio e 8 de junho. Já a segunda, que pode receber descontos do Imposto de Renda, a depender do valor recebido, deve cair com os benefícios do mês que vem, entre os dias 24 de junho e 7 de julho.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Próximo Post

Ministério da Saúde determina que remessa da AstraZeneca seja destinada para segunda dose

A Secretaria da Saúde, diante de determinação do Ministério da Saúde para que as doses da AstraZeneca já recebidas sejam […]