Atendimento à Saúde da Mulher é reforçado em Sapiranga

Jornal Opinião

Os cuidados com a saúde da mulher recebem atenção especial em Sapiranga. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, vem aumentando sua oferta de procedimentos, como implantação de DIU (Dispositivo Intrauterino) e exames de Colposcopia (biópsia do colo uterino). Os procedimentos são realizados na Unidade de Saúde Centenário, localizada na Rua Kraemer-Eck, 615, Novo Centenário, telefone (51) 3959.1027.

 

Em 2021, foram um total de 102 DIUs implantados e realizados 307 exames de Colposcopia. Além destes, também são efetuados pequenos procedimentos em ginecologia, como cauterização química, drenagem de glândula de bartholin, exerese de pólipos de útero, entre outros. 

Na rede municipal de saúde, é ofertado o DIU de cobre, que é uma excelente opção para mulheres que desejam contracepção reversível, lactantes e mulheres com contraindicação ao uso de estrogênio. O método pode ser utilizado em pacientes de todas as faixas etárias, mesmo que ainda não tenham tido filhos. Já a colposcopia é um exame ginecológico extremamente importante para avaliar o trato genital inferior feminino. E identificar lesões que podem evoluir para complicações sérias. 
 
Os procedimentos ocorrem por encaminhamento dos médicos das unidades de saúde de referência da paciente.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Próximo Post

Procura segue baixa pela vacinação contra a Covid-19 em crianças

Ainda é baixa a adesão da vacinação contra a Covid-19, voltada às crianças. A etapa que iniciou em 19 de […]