Atividades de contraturno escolar da rede municipal ganham qualificação com adesão a programa estadual

Jornal Opinião

Beach tennis, Badminton e Futevôlei são as novas modalidades esportivas que passarão a ser oferecidas nas escolas municipais de Sapiranga durante o Contraturno Escolar. Esses esportes que, geralmente não têm prática comum dentro das escolas, prometem movimentar a segunda edição do programa ‘Em Sapiranga o Esporte Educacional é para todos’, que ocorre por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, o Pró Esporte RS, do Governo do Estado, e que ocorre com o patrocínio da Massas Italiany. O programa terá início a partir do dia 10 de agosto e terá um ano de vigência. Além dessas três novidades, o atletismo e a bocha adaptada são modalidades esportivas que também ganharão espaço entre os estudantes. 

Participarão das aulas 1153 alunos de 6 a 15 anos de idade, que terão a oportunidade de aprender um novo esporte, conciliando a integração social com melhorias a sua própria saúde. Estudantes da rede municipal já contam desde o início do ano letivo com a possibilidade de praticar outras modalidades esportivas, como futebol de campo, futsal, basquete, xadrez, voleibol, atletismo, Jiu-jitsu, bocha adaptada, ginástica artística, skate, tênis de mesa e handebol. Graças a adesão a esse programa, as aulas passarão a ser ainda mais qualificadas, recebendo novos equipamentos. Os participantes ainda ganharão uniformes e serão realizados quatro eventos que possibilitarão a participação de todos os alunos. Tudo isso faz parte de um investimento de R$ 158.224,00. 

As oficinas ocorrerão semanalmente, com dois encontros de uma hora de duração cada, no turno contrário ao das aulas, sendo implantadas em 17 núcleos de treinamento educacional, ou seja, instituições de ensino, envolvendo 30 professores de Educação Física do Município. Conforme a secretária Municipal de Educação, Cláudia Kichler, projetos como este são essenciais para qualificação do ensino. “As atividades proporcionam um melhor crescimento cognitivo dos alunos, eles necessitam do convívio social e do desenvolvimento corporal que essas atividades proporcionam”, explicou.  Para participar, os alunos interessados devem entrar em contato com a secretaria de sua escola para conferir os projetos disponíveis no local.

O badminton, esporte semelhante ao tênis e que é utilizada uma peteca, será oferecido nas escolas municipais Dr Décio Gomes Pereira, Maria Emília de Paula, 25 de Julho e Balduíno Wasem. Já o beach tennis, o tênis de areia que vem conquistando cada vez mais adeptos, além do futevôlei, ocorrerão na quadra de areia da escola Maria Emília. Para participar de qualquer uma destas atividades, os alunos interessados devem entrar em contato com a secretaria de sua escola para conferir os projetos disponíveis no local. 

“Em Sapiranga o Esporte Educacional é Para Todos” 

Esta é a segunda edição do programa que teve projeto aprovado junto ao Pró-esporte RS pela Lei Estadual n° 13.924 de 17 de janeiro de 2012. A primeira edição ocorreu em 2019 e contava com o oferecimento de nove modalidades esportivas. Neste ano, o projeto passa a abranger 15 modalidades distintas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Próximo Post

Primeiro Torneio de Basquete será neste domingo, no Parcão

Neste domingo, 7, ocorrerá o primeiro Torneio de Basquete, no Parque Municipal do Imigrante. O evento, organizado pelo grupo Basket […]