Campo Bom começa a vacinar pessoas com mais de 50 anos nesta segunda

Jornal Opinião

A Prefeitura de Campo Bom segue a imunização contra a Covid-19 nesta segunda-feira (7). Das 9 às 13 horas, ou enquanto houver doses, no Complexo do CEI, serão disponibilizadas vacinas da Astrazeneca (1ª dose) para pessoas residentes no município, acima de 50 anos, com ou sem comorbidades. Também seguirão sendo vacinadas pessoas dos grupos anteriores que ainda não puderam comparecer aos locais de imunização, como trabalhadores da saúde com comprovação, pessoas com síndrome de Down, pessoas com deficiência permanente e pessoas com comorbidades e trabalhadores da educação com comprovação, todos acima de 18 anos. Além disso, serão disponibilizadas segundas doses da Astrazeneca para quem fez a primeira dose em março ou antes, no município de Campo Bom. Devido a uma orientação da Anvisa, o imunizante Astrazeneca não é indicado para gestantes e puérperas.

“Depois do sucesso da manhã de sábado, quando abrimos a vacinação para as pessoas acima de 52 anos, vamos avançar mais um pouco nesta segunda, abrindo a imunização para quem tem 50 anos ou mais”, comemora o prefeito Luciano Orsi.

Com base nos dados da vacinação de sábado, quando foram atendidas cerca de 1.700 pessoas, o secretário da Saúde, João Paulo Berkembrock, avalia que foi muito acertada a decisão de estender a faixa etária até 52 anos. “Poderíamos até ter aberto para idade mais baixa, mas não queríamos correr o risco de mandar gente para casa sem receber a vacina”, disse o secretário ressaltando que nesta segunda a expectativa é chegar bem perto dos 100% de doses aplicadas, com relação ao que foi recebido.

A vacinação desta segunda acontecerá no drive-thru do CEI para quem for de carro e no ginásio do CEI para quem estiver a pé, com 500 doses em cada local, sendo que elas poderão ser remanejadas entre os locais conforme a demanda do dia. No dia e local da vacinação, serão distribuídas fichas.

Documentos necessários

Para se vacinar é necessário apresentar documento com foto, carteira de vacinação (obrigatório para quem for fazer a segunda dose), comprovante de residência em Campo Bom e CPF ou cartão SUS. Caso o comprovante de residência esteja no nome de outra pessoa, o titular deverá declarar por escrito que o vacinado reside no endereço informado. Profissionais da saúde devem levar comprovante de vínculo empregatício na área da saúde, que pode ser crachá da empresa, contrato de trabalho, carteira de trabalho ou carteira de registro do conselho. Professores deverão comprovar profissão com diploma, contracheque ou carteira de trabalho. As comorbidades/deficiências deverão ser devidamente comprovadas com cópia do laudo, da receita ou do relatório médico.

Recomendações antes da vacina

– Não ter tomado qualquer vacina até 15 dias antes;

– Não estar fazendo tratamento imunossupressor (se for o caso, precisará de liberação médica por escrito);

– Não ter tido resultado positivo de Covid há menos de 30 dias;

– Não estar com sintomas gripais.

VACINAÇÃO SOLIDÁRIA

Também segue a campanha da Vacinação Solidária, que está fazendo sucesso durante a imunização contra a Covid e contra a Influenza. Com o propósito amparar os campo-bonenses em situação de vulnerabilidade. Quem puder e quiser colaborar, basta levar um quilo de alimento não perecível ao local de vacinação.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Próximo Post

Secretaria de Meio Ambiente de Sapiranga engajada na conservação das áreas naturais

A conservação das áreas ecológicas e a proteção das espécies nativas do município também é uma preocupação da Administração Municipal. […]