Campo Bom facilita o acesso à Campanha do Agasalho para 400 famílias com crianças matriculadas na rede municipal

Jornal Opinião

A Campanha do Agasalho, que ocorre durante todo o ano no Ginásio Municipal, está com um diferencial para facilitar o acesso da comunidade à doação de roupas. A ação normalmente acontece de forma itinerante e vai até os bairros para atender a todos, mas precisou se adaptar devido à pandemia, e agora é a Prefeitura que está trazendo as pessoas até a campanha. Os atendimentos neste formato são destinados à cerca de 400 famílias com crianças matriculadas na rede municipal de ensino que tenham maior necessidade no momento. A campanha é promovida pelo Gabinete da Primeira-dama com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação (Smdsh), e atualmente conta com parceria da Secretaria de Esporte e Lazer (Smel) e da Secretaria de Educação e Cultura (Smec), que mapeou as famílias que mais precisavam desta ajuda e está viabilizando o transporte, de forma totalmente gratuita, para que elas se desloquem até o local da campanha e depois, voltem para seus bairros. 

O secretário de Desenvolvimento Social e Habitação, Gabriel Colissi, aponta que são recebidas 40 pessoas por dia no local, e os atendimentos ocorrem em pequenos grupos, com horário agendado. “O transporte traz 20 pessoas em cada horário, e acessam o espaço das roupas apenas cinco de cada vez”, explica, informando que os protocolos de saúde estão sendo seguidos à risca para evitar a disseminação do coronavírus. “Todos são orientados a utilizar álcool gel na entrada e devem usar luvas para escolher suas peças”, diz.

A Primeira-dama Kátia Orsi ressalta que a campanha precisou adaptar seu formato em função da pandemia, mas ainda assim não perdeu sua eficácia. “Tivemos que ajustar o modelo, porém as doações continuam acontecendo durante o ano inteiro no ginásio, atendendo a moradores em situação de rua, pessoas cadastradas no CRAS e todos que precisarem. A diferença é que neste formato estamos priorizando bairros mais distantes, oferecendo transporte para que as pessoas, mesmo morando longe, tenham acesso”, explica, lembrando que a iniciativa de seguir com a doação de roupas de forma contínua durante todo o ano foi implantada no início da primeira gestão da Administração atual. 

A Primeira-dama também informa que não são apenas roupas de inverno que estão sendo doadas, mas também as de verão, e que os estoques de roupas estão acima da média e as peças expostas estão em bom estado. “A comunidade tem mostrado cada vez mais sua solidariedade. Reflexo disso é a quantidade de peças que temos à disposição e a adesão cada vez maior da população com a campanha. Graças à grande quantidade de roupas, conseguimos encontrar uma forma para que elas cheguem a quem mais precisa, já que não podemos realizar a campanha itinerante”, diz. 

O prefeito Luciano Orsi aponta que o objetivo ao atender a comunidade neste formato é justamente dar acesso aos agasalhos para todos. “Buscamos democratizar ao máximo a Campanha do Agasalho, que há tantos anos vêm ajudando incontáveis famílias em Campo Bom de forma ininterrupta. Este novo formato veio para que um maior número de pessoas tenha acesso à doação de roupas, e também por isso estamos disponibilizando o transporte, para que mais famílias tenham a garantia de um inverno com roupas quentes à disposição”, afirma. O prefeito ainda enfatiza o grande trabalho feito pelos voluntários, que tornam a campanha possível. “São pessoas que dedicam seu tempo e seu trabalho para ajudar a quem mais precisa, e acredito que isso não tem preço. Somos muito gratos a todos”, declara. 

Trabalho é realizado por voluntários

Todas as peças doadas pela comunidade passam por uma triagem, são selecionadas, lavadas e consertadas se necessário, para que depois possam ser expostas, conforme explica Kátia. “Todo este trabalho, que é essencial para que a campanha tenha sucesso, é feito pelos voluntários. Eles ficam à disposição para orientar a comunidade dentro do ginásio e ajudar com o que for possível, garantindo que todos os cuidados contra a Covid sejam tomados e que o local fique bem organizado todo o tempo. Agradecemos imensamente pelo empenho de todos, pois a realização da campanha só é possível graças a eles”, destaca.

Uma das pessoas que está trabalhando como voluntária pelo segundo ano na campanha é Márcia Oliveira. Ela conta que tenta ajudar nessas ações sempre que possível, e que é gratificante fazer parte da Campanha do Agasalho. “O que eu acho mais bonito é fazer com que a pessoa menos favorecida tenha um pouco mais de dignidade. Quem entra aqui já está um pouco fragilizado, então quando a pessoa chega, tem que ser bem acolhida, se sentir bem, e é isso que eu tento passar para o outro”, diz, relatando que com isso, sente-se feliz também.

Mariele Cristina Souza Sopran, há quatro anos encarregada pela organização das doações que chegam ao Ginásio Municipal, relata que as famílias têm saído muito contentes e agradecidas. “Meu trabalho é fazer o melhor possível para que as famílias se sintam bem. Sempre passo para os outros voluntários que temos que atendê-las como nós gostaríamos de ser atendidos. É como uma loja, tu chega e gosta de ser bem atendido, e ali é da mesma forma”, avalia.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Próximo Post

Carteira de Trabalho deixa de ser exigida para contratação de trabalhadores estrangeiros

Os imigrantes estão desobrigados da apresentação da Carteira de Trabalho e Previdência Social impressa no momento da admissão. Basta que […]