Campo Bom inicia campanha de conscientização para o período de podas

Jornal Opinião

Responsabilidade ambiental é prioridade em Campo Bom, e, desta vez o assunto são as podas. Já são mais de 11 mil mudas de árvores nativas plantadas garantindo o desenvolvimento sustentável, por meio do Plano Municipal de Arborização Urbana. E para mantê-las saudáveis, a poda consciente é essencial. Por isso, neste ano o Município fez uma pequena alteração a fim de melhorar o sistema de podas urbanas. “É uma campanha de conscientização e fortalecimento do cuidado com a nossa cidade”, destaca o prefeito Luciano Orsi.

Conforme o biólogo da Sema, Jeferson Timm, é fundamental melhorar ainda mais a saúde das árvores. “Se a poda é bem-feita, com objetivo de formação e eliminação de problemas, como conflito com estruturas urbanas ou riscos de acidentes, é possível manter a árvore sem podas por vários anos.  Trata-se, portanto, de um trabalho preventivo”, afirma Timm.

Desde 2018 a Secretaria de Meio Ambiente conta com um responsável técnico para orientar os procedimentos de poda e coletar dados sobre os principais problemas e necessidades da arborização urbana. “Agora otimizamos e aprimoramos esse trabalho, executando somente o necessário para a saúde ambiental”, explica o secretário de Meio Ambiente, João Flávio da Rosa.

Como agendar

No novo formato, os cortes podem ser solicitados pelo e-mail sema@campobom.rs.gov.br ou telefone 35988643 – canais da Secretaria de Meio Ambiente e, para o recolhimento, com Secretaria de Obras por meio do e-mail obras@campobom.rs.gov.br ou telefone (51) 35971202.

Minha árvore precisa de poda?

Para saber se sua árvore está saudável ou precisa de poda, basta conferir as diretrizes técnicas do Arboriza, no link . Se ainda restarem dúvidas, faça contato pelos canais acima.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Próximo Post

Incubadora ParanhanaTEC já está fazendo a diferença

Inaugurada em fevereiro deste ano, a Incubadora ParanhanaTEC já iniciou as mentorias, após o processo de seleção e aprovação dos […]