Campo Bom inicia vacinação para pessoas acima de 58 anos neste sábado

Jornal Opinião
Foto: Laura Poersch Schommer/PMCB

Campo Bom dará mais um grande passo na imunização contra a Covid-19. A Prefeitura recebeu nova remessa de vacinas da Astrazeneca e, neste sábado, dia 29, inicia a vacinação do público de 58 e 59 anos, fora dos grupos de risco. A Prefeitura também vai seguir vacinando pessoas dos grupos anteriores que ainda não puderam se vacinar – trabalhadores da saúde, pessoas com síndrome de Down, pessoas com deficiência permanente e pessoas com comorbidades acima de 18 anos. Além disso, serão disponibilizadas segundas doses da Astrazeneca para quem fez a primeira dose em março ou antes. Devido a uma orientação da Anvisa, o imunizante Astrazeneca não é indicado para gestantes e puérperas.

O prefeito Luciano Orsi avalia o avanço da vacinação em Campo Bom. “Desde o início prezamos pela agilidade na aplicação das doses. Ficamos felizes e também, de certa forma, aliviados em poder ampliar os grupos, mas com a consciência de todo o trabalho que ainda temos pela frente”, aponta o prefeito, ao enfatizar que o Município está preparado para aplicar rapidamente grandes quantidades de doses.

Conforme lembra o secretário da Saúde, João Paulo Berkembrock, “o município ficou alguns dias sem vacinação pelo não recebimento de doses, mas com a chegada da nova remessa, rapidamente elaboramos estratégia para colocarmos a vacina à disposição e iniciarmos um novo grupo”, comemora João Paulo.

A vacinação será no drive-thru do CEI para quem vai de carro e no ginásio do CEI para quem vai a pé, com mil doses distribuídas em cada local, sendo que elas poderão ser remanejadas entre os locais conforme a demanda do dia. O horário de atendimento é das 9h às 16h ou enquanto houver doses. No dia e local da vacinação, serão distribuídas fichas. 

Documentos necessários

Para se vacinar é necessário apresentar documento com foto, carteira de vacinação (obrigatório para quem for fazer a segunda dose), comprovante de residência em Campo Bom e CPF ou cartão SUS. Caso o comprovante de residência esteja no nome de outra pessoa, o titular deverá declarar por escrito que o vacinado reside no endereço informado. Profissionais da saúde devem levar comprovante de vínculo empregatício na área da saúde, que pode ser crachá da empresa, contrato de trabalho, carteira de trabalho ou carteira de registro do conselho. As comorbidades/deficiências deverão ser devidamente comprovadas com cópia do laudo, da receita ou do relatório médico. 

Recomendações antes da vacina

– Não ter tomado qualquer vacina até 15 dias antes;

– Não estar fazendo tratamento imunossupressor (se for o caso, precisará de liberação médica por escrito);

– Não ter tido resultado positivo de Covid há menos de 30 dias; 

– Não estar com sintomas gripais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Próximo Post

Campo Bom segue com vacinação para pessoas de 56 e 57 anos, nesta segunda-feira

Depois de aplicar 1.034 doses no último sábado (29) para quem tem 58 e 59 anos, agora a Prefeitura avança […]