Campo Bom terá evento de conscientização sobre doação de órgãos

Jornal Opinião

Um evento de conscientização direcionado a toda comunidade de Campo Bom será realizado no dia 5 de outubro, às 19h, no Teatro do CEI. A Fundação Ecarta trará à cidade o painel Cultura Doadora: vamos falar sobre doação de órgãos?”, para esclarecer o que é a doação, como funciona o transplante de órgãos, quem pode e como doar, entre outras informações. O encontro, que conta com apoio da Prefeitura (através do Gabinete da Primeira-dama e da Secretaria de Saúde), do Jornal A Gazeta e do Jornal Repercussão, será gratuito e aberto ao público – também haverá transmissão ao vivo pelo Facebook e pelo Youtube da Prefeitura para quem quiser assistir de casa. 

A primeira-dama Kátia Orsi aponta que o principal objetivo do evento é a informação. “Temos, no Rio Grande do Sul, um sistema de transplantes muito bem estruturado, mas muitos não sabem como funciona o processo da doação e do transplante. Precisamos disseminar a informação para que as pessoas apropriem-se do tema e multipliquem a ideia de que doação de órgãos é vida que segue”, declara.

O evento contará com a participação de famílias que passaram pelo processo da doação, de pessoas transplantadas e de uma especialista na área. “É importante considerarmos que a doação de órgãos só pode ser efetivada mediante autorização por escrito da família, por isso é fundamental conhecermos e falarmos sobre o assunto, para que avisemos nossas famílias se este for nosso desejo”, esclarece o prefeito Luciano Orsi.

A advogada Anália Goreti da Silva, paciente campo-bonense que recebeu transplante de pulmão, dará seu depoimento na próxima terça-feira e diz que a realização do evento é uma iniciativa louvável. “Existe um tabu que envolve este tema e isso precisa ser quebrado, porque qualquer um de nós pode precisar de um doador. Eu precisei e tive a sorte de ter contatos que me encaminharam para os lugares certos. Mas existem muitas pessoas que não sabem para onde ir, e o tempo é fundamental neste caso. Também existem aqueles que têm intenção de doar e que não sabem o que fazer ou como comentar sobre isso com a família”, enfatiza, justificando a importância do painel. 

Setembro é o mês alusivo à doação de órgãos

O Setembro Verde é o mês alusivo à conscientização acerca do transplante de órgãos, em virtude do Dia Nacional de Doação de Órgãos, celebrado em 27 de setembro. Nesta data, a Administração realizou a distribuição de panfletos informativos na praça João Blos, com o objetivo de esclarecer o tema à população e, ainda, convidá-la para o evento do dia 5. “Montamos um material muito completo e de fácil compreensão para que a informação seja acessível a todos”, pontua o secretário da Saúde, João Paulo Berkembrock.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Próximo Post

PAA fecha o ano com mais de 47 toneladas de alimentos entregues às famílias em situações de vulnerabilidade social

A Prefeitura de Sapiranga investiu R$ 260.004,26 para compra de alimentos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em 2021. […]