Começa a vacinação em Campo Bom

Jornal Opinião

Três campo-bonenses foram imunizados hoje, as demais doses serão aplicadas a partir desta quarta

Eram quatro horas da tarde de terça-feira, 19 de janeiro de 2021, quando o veículo da Prefeitura Municipal chegou ao pátio do Centro Administrativo trazendo não apenas as primeiras 311 doses da CoronaVac, mas trazendo esperança a toda a comunidade de Campo Bom. A tão esperada e desejada vacina contra a Covid-19, recebida pelo prefeito Luciano Orsi e o secretário Municipal de Saúde, João Paulo Berkembrock, deixava de ser um sonho e se tornava realidade. Vitória da ciência, vitória da vida. Ainda na terça-feira, pouco depois das 18 horas, no CAPS, onde funciona o Centro de Referência do Coronavírus de Campo Bom, aconteceu um ato simbólico com a imunização de três pessoas que representam os grupos prioritários. Receberam a primeira dose da vacina, Maurício Acrysio Martins de Oliveira, 58 anos, motorista do Samu que atua no Município desde março de 1978; Mariana de Souza Barbosa, 39 anos, fisioterapeuta da UTI Covid que trabalha no Hospital Lauro Reus desde julho de 2016; e Maria Izabel Martins, 62 anos, técnica de enfermagem no Centro de Referência do Coronavírus e trabalha no Município há 24 anos.

“Neste ato simbólico, estamos dando início a tão desejada vacinação, lembrando e manifestando nossa gratidão a todos que, ao longo dos últimos dez meses, têm se dedicado ao difícil combate à pandemia. Pessoas que precisaram se expor, com medo de levar o vírus para suas casas, lutando bravamente pela vida da comunidade”, disse o prefeito. Luciano destacou também a importância da Drª Suzana Ambros Pereira, que comandou a pasta da Saúde até dezembro passado, e do Dr. José Luís Toríbio, coordenador da UTI do Hospital Lauro Reus. “Esse período de pandemia foi de muita dor, muito sofrimento. Tivemos também o contagio interno, mas todos deram sua contribuição e hoje é o dia da virada, pois agora temos uma grande arma que é a vacina”, lembrou o prefeito. Também participaram da abertura da vacinação, o presidente da Câmara de Vereadores, Alexandre Hoffmeister; a vice-presidente, Gênifer Engers; o secretário da Saúde, João Paulo Berkembrock; o secretários de Segurança e Trânsito, Rosalino Seara; servidores da Saúde Municipal e Imprensa.

O secretário João Paulo informou que já a partir desta quarta-feira, começará a vacinação de profissionais de saúde que atendem na UTI Covid do Hospital Lauro Reus, vacinadores das Unidades Básicas de Saúde, idosos que vivem em instituições de longa permanência (lar de idosos) e quem atende no Pronto Atendimento 24 Horas. Para receber a vacina, será obrigatória a apresentação do Cartão SUS. O prefeito Luciano Orsi explica que o Município ainda não sabe quando chegará uma segunda remessa de vacinas e nem a quantidade delas. “Certo é que seguiremos as orientações do Plano Nacional de Imunizações (PNI) e tão logo cheguem mais vacinas, nossa equipe da Secretaria Municipal de Saúde estará pronta para a sua aplicação”, diz o prefeito. Mais uma vez, Luciano Orsi pede que a comunidade continue tendo todos os cuidados para evitar a propagação do vírus. “A vacina trará tranquilidade à população, mas não teremos como imunizar todos de uma só vez. Então, até que o vírus esteja controlado, vamos continuar usando máscara, mantendo o distanciamento, higienizando as mãos constantemente”, conclui o prefeito.

Próximo Post

3ª Sessão Ordinária do ano ocorreu na terça-feira, 19 de Janeiro

Durante a 3ª sessão da Câmara de Sapiranga que acontece todas as terças-feiras a partir das 14h, foram colocados em […]