Conheça o esquema vacinal contra o HPV em Sapiranga

Jornal Opinião

A Prefeitura de Sapiranga, através da Secretaria Municipal de Saúde, está disponibilizando para conhecimento público, o esquema vacinal contra o HPV (Papiloma Vírus Humano), disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Estratégias de Saúde da Família (ESFs) do Município. A vacinação contempla meninas de 9 a 14 anos 11 meses e 29 dias e meninos 11 a 14 anos 11 meses e 29 dias.

A vacinação contra HPV é hoje uma das estratégias mais importantes para a prevenção da infecção pelo vírus HPV, sexualmente transmissível, com maior prevalência no Brasil e em todo mundo. A infecção, se ficar persistente, pode ser a causa de mais de 90% dos cânceres de colo de útero, e de outros como vulvar, peniano, anal e de orofaringe em ambos os sexos, feminino e masculino, além de causar as verrugas genitais, doença estigmatizante de difícil e doloroso tratamento.

A Secretaria Municipal de Saúde, reforça a importância de que os pais e/ou responsáveis, levem seus adolescentes na Unidade de Saúde ou Estratégia de Saúde da Família mais próxima de sua casa, para realizar a vacinação contra HPV em conjunto com outras vacinas do calendário do adolescente.

Esquema vacinal HPV:

Para Meninas:
• Administrar duas doses, com intervalo de 6 meses entre as doses, nas meninas de 9 a 14 anos 11 meses e 29 dias.

Para Meninos:
• Administrar duas doses, com intervalo de 6 meses entre as doses, nos meninos de 11 a 14 anos 11 meses e 29 dias.

A vacina pode ser administrada simultaneamente com outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação do PNI, sem interferências na resposta de anticorpos a qualquer vacina. Esta vacina é contraindicada na gestação.

O HPV 
O Papilomavírus Humano, conhecido como HPV, possui mais de 100 tipos que podem infectar a pele e as mucosas de homens e mulheres, dos quais 40 estão relacionados às infecções genitais e anais. Sua principal forma de transmissão é pela via sexual, havendo ou não penetração. 

Com a intenção de diminuir o contágio por esse vírus é que o Ministério da Saúde iniciou a vacinação contra o HPV, que passou a ser oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para meninas de 9 a 14 anos, idade em que se acredita que a maioria ainda não iniciou a atividade sexual e, portanto, ainda não teve contato com o HPV.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Próximo Post

Final de semana vai ser de finais nos gramados de Sapiranga

Os gramados de Sapiranga estão recebendo o Campeonato Municipal Cinquentão e Quarentão de Futebol, promovidos pela Prefeitura, através da Secretaria […]