Desde 2017, Campo Bom registra aumento anual no número de novas empresas

Jornal Opinião

Não é mais novidade que Campo Bom se tornou um ambiente favorável para a abertura de novos negócios. O número de CNPJs criados no município nos últimos anos, entretanto, dá maior dimensão do fenômeno: 3.907 empresas foram abertas desde 2017. Os dados indicam que no período houve uma taxa contínua de crescimento de aproximadamente 26% ao ano — em 2017, 463 novas empresas; em 2018, 585; em 2019, 741; em 2020, 936; em 2021, 1.182. Entre os novos CNPJs, estão inclusos os MEIs, microempreendedores individuais.

O prefeito Luciano Orsi aponta os números como resultado de um trabalho que é pilar da Administração Municipal. “Nossos esforços em favor do empreendedorismo e da desburocratização criaram as condições necessárias”, observa. A colocação de destaque no Ranking Nacional de Dispensa de Alvarás e Licenças (Ministério da Economia, julho de 2021), baseado na Lei da Liberdade Econômica, comprova a afirmação. Campo Bom é o 4º município do país e 1º do RS que mais isentou de licenças atividades econômicas de baixo risco.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo Henrique Scholz, a Sala do Empreendedor também tem parte importante no processo. “O espaço aproximou os empreendedores e a Administração Municipal, facilitando a abertura de novas empresas”. Ele destaca, ainda, as ações da Sala para o desenvolvimento dos negócios, como é o caso das oficinas de crescimento, afirmando que o objetivo não é apenas abrir uma empresa em Campo Bom, mas fazer com que ela cresça e se mantenha no município.

A Sala do Empreendedor fica no saguão da Prefeitura e recebeu, em outubro de 2021, o Selo Diamante, a mais alta certificação do Sebrae, em função dos serviços oferecidos aos empreendedores. No local, é possível abrir um MEI, ter acesso à oferta de microcrédito, tirar dúvidas sobre compras e licitações públicas e muito mais. O atendimento é de segunda a quinta-feira, das 12h30min às 18h30min, e na sexta-feira, das 7h30min às 13h30min. Para mais informações, empreendedor@campobom.rs.gov.br ou (51) 3598-8637.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Próximo Post

Rua Maravilha recebe pavimentação asfáltica

Sapiranga também investe nas pavimentações de ruas, gerando mobilidade e bem-estar em pontos que eram antes de chão batido, com […]