Existe músculo frouxo?

Jornal Opinião

Durante minha rotina de trabalho, recebo em consulta pessoas com as mais variadas dúvidas e questionamentos relacionados à cirurgia plástica. Independentemente de sua complexidade, para minimizar ou dirimir essas dúvidas, procuro responder estas questões da forma mais didática e detalhada possível.

Há algum tempo, durante um atendimento, uma paciente questionou se existe “músculo frouxo”, pois havia realizado uma abdominoplastia com outro colega e seu abdome não tinha ficado “chapado” (termo muito utilizado para designar aquele abdome reto e com os músculos em destaque).

Afinal, existe músculo frouxo?

Qual foi a resposta que dei para essa paciente? Não…não existe músculo frouxo!! O que existe é músculo fraco e destreinado.

cirurgia de abdominoplastia pode corrigir o afastamento dos músculos retos do abdome, também conhecido como diástase abdominal, através da plicatura (costura) desses músculos, deixando-os mais próximos. Contudo, esta não é uma solução isolada para se ter um abdome liso e “chapado”!

Fatores para o bom contorno abdominal

O bom contorno abdominal depende de 3 fatores:

1 – Correção da diástase;
2 – Ausência de gordura visceral (gordura entre os órgãos abdominais, não passível de lipoaspiração);
3- Musculatura abdominal forte.

A cirurgia do abdome atua apenas no primeiro dos fatores acima destacados (diástase). Já os itens 2 e 3 dependem de hábitos de vida saudáveis!

Como se comporta a região do abdômen

Cabe destacar que o ventre é submetido a uma constante “briga de forças” – uma vez que os órgãos empurram a musculatura para fora, enquanto os músculos empurram as vísceras pra dentro e o mais forte é quem irá vencer essa briga! Quando os músculos estão fracos e destreinados, normalmente predomina a primeira força, afastando os músculos abdominais, deixando a região com aspecto arredondado.

Portanto, após conhecermos o comportamento da região abdominal, é importante destacar que cirurgia plástica não substitui hábitos de vida saudáveis, como manutenção do peso e exercícios físicos, mas funciona sim como COMPLEMENTO!!

Assim, os melhores resultados da abdominoplastia geralmente são vistos em pacientes magras e praticantes regulares de exercícios físicos! Para evitar frustrações com a relatada por essa paciente, é importante que aqueles que pretendem se submeter a esta cirurgia, antes de tudo, faça a sua parte para obter o resultado desejado.

Quer agendar sua consulta com o Dr. André Valiati?

Ligue para (51)3134.2020, Para agendamento via whatsapp, clique nesse link ou faça seu agendamento online.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Próximo Post

Prefeitura lança decreto em virtude da decisão majoritária dos prefeitos da Região 7

A Prefeitura de Sapiranga lançou nesta tarde de quinta-feira, 20 de maio, o Decreto Municipal nº 7245/2021 que dispõe sobre a reiteração […]