Feira do Agricultor de Sapiranga completa 37 anos de criação em março

Jornal Opinião

O ano de 2022 iniciou com boas perspectivas de comercialização de produtos produzidos nas propriedades rurais de Sapiranga. E essa projeção pode ser comprovada semanalmente nas quartas-feiras e aos sábados na Feira do Agricultor, que oferece produtos de boa qualidade e com preços acessíveis. A Feira (situada na Avenida João Corrêa, nº 1650, no Centro da cidade) é um espaço especialmente criado para as famílias da zona rural de Sapiranga comercializarem produtos coloniais, orgânicos e hortifrutigranjeiros.

 Neste ano a Feira do Agricultor completa 37 anos de uma bela história, fortalecida pelo trabalho de famílias de agricultores da cidade, que encontraram na Feira um ótimo meio para comercializarem na área urbana os seus produtos. Com o apoio do Município, a Feira hoje é um local tradicional e consolidado do comércio de produtos coloniais, orgânicos e hortifrutigranjeiros da cidade e região. Aberta ao público em 30 de março de 1985, a Feira se transformou em ponto de encontro e de boas compras de produtos trazidos diretamente da zona rural sapiranguense, sempre nas manhãs de quartas-feiras e sábados. São produtos fresquinhos, mais saudáveis e com o preço acessível em 32 espaços destinados aos produtores.

Os agricultores que comercializam seus produtos na Feira têm seu espaço através do processo de licitação e assinatura de contrato pelo período de um ano, sempre com a possibilidade de renovação. As bancas trabalham na comercialização dos produtos através da emissão de Nota Fiscal de Produtor. Conforme a Secretaria de Agricultura do Município, todos os produtos comercializados na Feira do Agricultor de Sapiranga provém do cultivo da agricultura familiar na zona rural sapiranguense, com exceção de períodos de entressafra, quando há a possibilidade de comercialização de determinados produtos não ofertados na região.

A FEIRA

A Feira do Agricultor acontece semanalmente nas quartas-feiras, das 6 até as 12 horas, e aos sábados, das 6 horas até o meio-dia. São 32 bancas instaladas no local (sendo oito delas para embutidos e 24 para hortifrutigranjeiros). Além disto, tem espaço para alimentação, depósitos, estacionamento para visitantes pela Avenida João Corrêa e estacionamento separado para feirantes pela Avenida Vinte de Setembro. O local  é adaptado para Pessoas com Deficiência (PCDs), tendo acessibilidade nos sanitários, rampas e no piso que é tátil. Para possibilitar a ventilação natural, o espaço é coberto com arcos sobrepostos, com uso de elementos vazados e venezianas metálicas).

Nas quintas-feiras, das 16h às 20h, o espaço é destinado à Feira de Produtos Orgânicos Certificados (produtos comercializados por famílias de agricultores de orgânicos da cidade). São centenas de consumidores da cidade e região que compram semanalmente verduras, frutas, compotas, laticínios, carnes, embutidos, pães, bolachas, entre outros. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Próximo Post

Dados do Caged apontam Campo Bom como 11º em geração de empregos no Estado, em 2021

Após fechar 2020 com 44 novos postos de trabalho, Campo Bom registrou geração de 2.183 novos empregos em 2021 – […]