Final do Gaúcho de Parapente 2021 acontecerá em Sapiranga entre os dias 4 e 5 de dezembro

Jornal Opinião

No próximo fim de semana, dias 4 e 5 de dezembro, acontece em Sapiranga a 6ª e última etapa do Campeonato Gaúcho de Parapente 2021, no Morro Ferrabraz (na rampa que tem quadrantes de decolagem, Leste (E) e Oeste (W), passando por Sul (S). A competição será promovida pela Associação Gaúcha de Voo Livre (AGVL) e Federação Gaúcha de Voo Livre (FGVL), com o apoio da Prefeitura de Sapiranga.

A final do Gaúcho de Parapente vai reunir pilotos de todas as regiões do Rio Grande do Sul, divididos nas categorias Open, Serial, Sport e Sport Light. Os três primeiros de cada categoria serão premiados com troféus. Para participar do evento é preciso ser filiado a CBVL e possuir a Certidão de Aerodesportista (Anac).

O regulamento da competição pode ser acompanhado no site da FGVL (http://www.fgvl.com.br/)

ACESSO DO PÚBLICO

O acesso de veículos e pedestres ao Morro Ferrabarz será liberado, mas é preciso que o público respeite as áreas de decolagem, deixando o espaço livre para os pilotos/competidores. Na questão do tráfego, a Guarda de Trânsito da Prefeitura lembra que os condutores precisam tirar a senha (com o agente de trânsito aos pés do morro) de acesso às rampas. Também há o alerta de que o estacionamento junto às rampas de decolagem, no alto do morro, só comporta cerca de 50 veículos.

AS RAMPAS DO FERRABRAZ

O Morro Ferrabraz possui duas rampas de voo livre, uma maior de quadrante sudeste e outra menor, de quadrante sudoeste. Ambas são gramadas e possuem estrutura para decolagem de asa-delta e espaço para decolagem de parapente.

RAMPA SUDESTE – Possui aproximadamente 55 metros de extensão, o que proporciona a decolagem de até quatro pilotos simultaneamente. Mais alta que rampa oeste e com uma área para a preparação do equipamento como montagem das asas e checagem dos parapentes de muitos pilotos ao mesmo tempo.

RAMPA SUDOESTE – Permite decolagem de até dois pilotos simultaneamente. É uma rampa mais baixa, com maior inclinação e pouco espaço para checagem dos equipamentos. Conta com rampa de aço para facilitar a decolagem de asa-delta. Fácil decolagem para asa-delta e mais restrita e técnica para parapente devido a limitação de espaço para a “corrida”.

COMO CHEGAR

Sapiranga faz parte do Vale do Sinos, região composta pelos municípios abrangidos pela bacia hidrográfica do Rio dos Sinos. Também faz parte da composição dos municípios da região metropolitana da capital do Rio Grande do Sul, a chamada Grande Porto Alegre. O município de Sapiranga fica a cerca de 60 quilômetros de distância (via RS-239 – BR-116) da capital gaúcha.

OPÇÕES DE HOSPEDAGEM

Camping AGVL – Associação Gaúcha de Voo Livre

Hotel das Rosas  Telefone: (51) 3599-1709 – Rua Sete de Setembro, 824, Centro.

Hotel 20  Telefone: (51) 3599-2024 – Avenida 20 de Setembro, 4882, bairro Sete de Setembro.

Hotel OYO Comoditá – Telefone: (51) 3049-0372 – Rua Geneneral  Lima e Silva, 42, Centro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Próximo Post

São Francisco e Verona são os campeões do Torneio de Futebol de Campo de Sapiranga

O domingo de decisões no Torneio de Futebol de Campo de Sapiranga 2021 foi de disputas equilibradas, inclusive uma delas […]