IBGE lança seleção com 919 vagas no Rio Grande do Sul

Jornal Opinião

O IBGE abriu nesta quinta-feira (28/7) inscrições para um processo seletivo complementar com 919 vagas no Rio Grande do Sul. As oportunidades de emprego temporário são para trabalhar no Censo 2022, no cargo de recenseador, que é o responsável por realizar as entrevistas nos domicílios.

As inscrições vão até o dia 3 de agosto e deverão ser feitas nas agências e postos do IBGE em cada município. Os endereços constam no edital, que já está disponível no site do Instituto: https://www.ibge.gov.br/acesso-informacao/institucional/trabalhe-conosco/34485-2022-14-recenseador.html. Não há pagamento de taxa, nem realização de provas. A seleção será feita por análise de títulos. O requisito mínimo para o cargo é ter o ensino fundamental completo.

Os recenseadores são remunerados por produtividade, de acordo com a quantidade de residências visitadas e pessoas recenseadas, considerando ainda a taxa de remuneração de cada setor censitário, o tipo de questionário preenchido (básico ou amostra) e o registro no controle da coleta de dados. O IBGE disponibiliza um simulador para que os interessados possam estimar quanto irão receber.

Na região, as cidades com oportunidades de trabalho são: Araricá (3), Igrejinha (11), Nova Hartz (4), Parobé (5), Rolante (3), Sapiranga (28), Taquara – Geral (4), Taquara – Distritos (6) e Três Coroas (9).

O Censo O Censo Demográfico terá início no dia 1 de agosto. Cerca de 180 mil recenseadores irão a todos os mais 70 milhões de domicílios em todo o país. No Rio Grande do Sul, serão cerca de 11 mil profissionais e uma estimativa de 4 milhões de domicílios. O Censo ocorre de dez em dez anos e deveria ter sido feito em 2020, mas foi adiado devido à pandemia de Covid-19. As entrevistas realizadas pelos recenseadores são fundamentais para que governos elaborem políticas públicas em temas como saúde, educação e saneamento e também auxiliam a iniciativa privada a saber onde alocar seus recursos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Próximo Post

Retorno às aulas após recesso escolar é marcado pelo primeiro encontro do EJA Reconstruir

O primeiro dia de aula após o recesso escolar de uma semana foi marcado também com o retorno de cerca […]